TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implicaçoes Eticas Positivas Valorizar A Iniciativa Negativas Formas De Minimizar Os Impactos

Exames: Implicaçoes Eticas Positivas Valorizar A Iniciativa Negativas Formas De Minimizar Os Impactos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  5.088 Palavras (21 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 21

Roteiro de preparação para negociações salariais.

Na teoria:

Para negociar é preciso se comunicar para isso é importante saber expor suas idéias, objetivos e convicções, preparação da credibilidade dando garantia de que você esta bem informada, preparando o conteúdo com as informações básicas do assunto abordado durante a conversa. Dar o suporte as informações para que se entenda que não passa de uma simples opinião e se antecipar a possíveis objeções e contra argumentos abordando-os no decorrer da conversa.

A negociação de salário é um processo delicado e exige do profissional preparo, consistência da informação, e principalmente firmeza no que esta pleiteando como aumento ou ate mesmo um cargo melhor. Acreditar no seu potencial tem papel fundamental na decisão do chefe. Pois sua postura e posicionamento diante do assunto ira ajudar a convencê-lo.

O aumento tem que ser solicitado em uma conversa franca e objetiva baseada em argumentos tanto de mercado como do seu desempenho. É importante que o profissional esteja atento a alguns critérios como saber o momento certo de se pedir o aumento e antes estudar o valor da remuneração de mercado e a política salarial da empresa para que ele possa argumentar melhor.

Durante a conversa e preciso concentrar-se nas idéias, proporcionar alternativas a outra parte, ter objetividade apresentando propostas concretas, saber falar e saber ouvir, separar relacionamentos pessoais dos interesses profissionais, um exemplo muito comum e errado, não se pede aumento porque a família aumentou o tamanho, não pode chegar ao chefe e dizer que sua esposa esta grávida e por isso você precisa de mais dinheiro essa é sua vida pessoal, no mínimo ele ira te pergunta em que você tem contribuído para o crescimento da empresa e não no que ele contribuiu para o crescimento da sua família. É preciso ser sensato. Você precisa provar que vale cada centavo do que pedir.

Mostre disposição, entusiasmo e ambição profissional durante toda negociação. Lembre-se sempre que seu pedido de aumente deve ser lógico, do ponto de vista da empresa e do mercado. Tentar aprender o estilo e negociação do seu chefe antes da conversa, e respeite a maneira de ser dele.

Também funciona pedir sempre mais do que se considera razoável, porque se houver contraproposta ainda estará dentro de suas expectativas

Como reagir diante de uma resposta negativa?

No primeiro momento todos ficamos surpresos afinal estava confiante de que era possível ouvir um sim. Mas e preciso se manter seguro para que se possa chegar a um acordo. Não desistir diante do primeiro não e argumentar. Se os seus pedidos forem considerados fora de questão tente conseguir outras vantagens que podem ser tão boas quanto um salário maior, por exemplo: programa de saúde diferenciado, carro, celular livre, melhores horários, jornada reduzida, um período extra de férias, vantagens essas que são mais baratas para o empregador e, portanto mais fáceis de serem concedidas. Teremos a chance de tentar negociar com base nos nossos argumentos demonstre para o chefe que você pode ser um ótimo negociador. É com base nessa resposta que poderá entender como seu supervisor te enxerga dentro da organização ate onde o seu trabalho é considerado importante ou não.

Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Lembre-o de quando você entrou na empresa sem muitos conhecimentos e que durante esse período você obteve certificações comprovando que houve experiências no decorrer do tempo. Cite também projetos em que participou e os pontos em que você foi crucial para a empresa. Nunca compare o seu trabalho com o de outros funcionários, reforce que esta apenas tentando entender o motivo da não promoção. Deixe claro que você entenderá caso não ceda, porem haverá um conflito de interesses, podendo você aceitar uma vaga em outro lugar caso ache interessante, mas seja sutil não tente medir forças. Mostre que você esta disposto a ajudar a empresa a crescer, desde que você também cresça junto.

Fale de todas as metas alcançadas ao longo do ano, o quanto se dedicou para alcançá-las e contribuiu com o seu trabalho. Mostre que fez tudo dentro do seu horário evitando horas extras e despesas a mais para a empresa.

Eu mostraria o quanto à empresa poderá desfrutar dos meus conhecimentos adquiridos com a graduação. Alem do mais para se obter um empregado que siga as regras e visão da empresa, e o quanto a troca de funcionários gera despesas com treinamento e etc. o melhor é manter, incentivar e motivar a equipe que existe evitando perder colaboradores para a concorrência apenas por uma questão salarial.

No caso de ele não concordar peça para ele citar os motivos, assim você poderá se preparar melhor para outras negociações e mostrar pra ele que você é capaz.

Como administrar a situação?

Se após você expor todos os seus argumentos e ouvi os do seu chefe, a resposta em relação ao aumento de salário continuar a ser negativa, deve-se aceitar as razoes do seu chefe , recuar pode ser uma qualidade importante pois quem sabe recuar pode vencer mais adiante. Não se devem desprezar alternativas ele pode oferecer vantagens que mesmo não pecuniárias podem ser ate mais vantajosas.

Não aja impulsivamente você pode precisar do emprego mais do que a empresa precisa de você. Não se sinta menosprezado, continue progredindo um dia a empresa ira vê suas qualidades, ou ate mesmo outras empresas concorrentes te de o valor devido.

Diante da situação tem que agir normalmente, com transparência, profissionalismo e seriedade, pois de nada adianta se precipitar diante do conflito, de um prazo para que seu chefe pense em tudo que falou e marque uma nova reunião.

Ao final da conversa deixe claro que você ficou desapontado, mas seja flexível e tente entender. E se a empresa não estiver disposta a te ajudar a crescer sempre há alternativas, lembre-se que não falte emprego falta profissionais qualificados para trabalhar, e se você é um, não faltarão oportunidades. Apenas demonstre a sua insatisfação e deixe o chefe pensar que você pode perder estimulo ou procurar outro emprego. Se realmente for um bom funcionário ele ira aceitar as reivindicações e certamente o chamará para outra conversa.

Na prática:

“Durante o ano que passou assumi novas responsabilidades, trabalhei duro e me dediquei totalmente há empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com