TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização do Formaldeido

Por:   •  2/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

TRABALHO DE QUÍMICA INORGÂNICA  

 

 

 

 

CLORO

E

GÁS NITROGÊNIO  

 

 

 

 

 

TURMA: 1QUIMI                                                                                          25/11/2015 

 

ALUNAS: Maria Paula P. Domingues                                            

                   Marilha de Lima Caetano  

 

PROFESSOR: José Paulo F. Meyer 

SUMÁRIO

 

1.1 INTRODUÇÃO......................................................................................................03 

1.2 OBTENÇÃO E APLICAÇÃO DO GÁS CLORO E TROGÊNIO...................04 

1.2.1Obtenção do gás Nitrogênio...................................................................................04 

1.2.2Aplicação do gás Nitrogênio..................................................................................05 

1.2.3Obtenção do Cloro.................................................................................................06

1.2.4Aplicação do Cloro................................................................................................07 

1.3 CONCLUSÃO........................................................................................................07 

1.4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.1 INTRODUÇÃO 

     Cloro (Cl) de número atômico 17 com massa atômica 35,45 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. O cloro foi o elemento descoberto em 1174, pelo alemão Karl Wilhenlm Scheele, em forma de (Cl2) que notou um odor extremamente irritante e esverdeado ao reagir ácido clorídrico (HCl)  e dióxido de manganês (MnO2). 

       O gás nitrogênio (N) é um gás diatômico conhecido pelo sexto elemento mais abundando em todo universo, por ele ser indispensável a vida, está presente em vários lugares, desde  fezes de alguns animais, até no sol e outras estrelas. 

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.2 OBTENÇÃO E APLICAÇÃO DO GÁS CLORO E NITROGÊNIO 

1.2.1 OBTENSÃO DO GÁS NITROGÊNIO 

Como dito anteriormente, o Nitrogênio é um gás diatômico, ou seja, ele é encontrado na natureza sob a junção de dois isótopos iguais combinados, N2, sendo que nesta forma o elemento compõe cerca de 78% do ar atmosférico. O Nitrogênio possuí algumas características, como a falta de cor, cheiro ou gosto. Quando livre, é encontrado em meteoritos, gases de vulcões, minas, algumas fontes mineiras, no sol e demais estrelas, porém quando combinado com outros elementos, está presente na chuva, atmosfera, proteínas, no solo e em fezes e urinas de alguns animais, como o morcego, focas e albatrozes. 

A obtenção do nitrogênio é realizada à partir da destilação do ar, aonde se retira o ar atmosférico, que é então filtrado, comprimido e resfriado. Nestas etapas são extraídos os teores de água, gases indesejados e impurezas, aonde no ar purificado é retirado através de uma coluna, o oxigênio, nitrogênio e argônio, graças as suas diferenças de ponto de ebulição. 

[pic 2] 

Em escala reduzida, o Nitrogênio quando puro é obtido em laboratório através de inúmeras reações de oxidação da amônia e seus derivados ou por redução de compostos oxigenados do nitrogênio. Entre os mais comuns, cita-se a decomposição térmica do dicromato de amônio, (NH4)2Cr2O7, e do nitrato de amônio, NH4NO3. Tais reações representadas abaixo: 

     (NH4)2CrO7(s) N2(g) + Cr2O3(s) + 4H2O(v) 

(NH4)NO3(s)  N2O(g) + 2H2O(l)                  

Obs.: Neste caso, é um composto oxigenado do nitrogênio, que será reduzido como citado à cima. 

1.2.2 APLICAÇÃO DO GÁS NITROGÊNIO 

Nitrogênio por ser um elemento essencial a vida, já que ele é componente das proteínas e do DNA de todos os seres vivos na terra, possuí inúmeras aplicações, como nasindústrias químicas, alimentares, eléctricas e metalúrgicas, sendo destacado como um gás não muito reativo nem inflamável, aonde sua principal fonte de nitrogênio para as plantas e animais é no N2 presente no ar atmosférico. Ele normalmente é vendido em cilindros de aço para ser usado como gás inerte na produção de produtos eletrônicos, no empacotamento de alimentos e para encher pneus.  

Na aplicação em indústrias químicas, vale lembrar que o fato do nitrogênio não ser muito reativo e inflamável, faz dele um elemento muito aplicado nesta indústria. Ele é utilizado para diluir gases reagentes, aumentar o rendimento de algumas reações e diminuir o fogo ou risco destas reações, evitar oxidação, decomposição ou hidrólise de reagentes ou produtos. Sendo uma das mais importantes aplicações comerciais do gás, a obtenção do gás amoníaco que é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizante e ácido nítrico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (386.6 Kb)   docx (304.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com