TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carbonato de sódio

Tese: Carbonato de sódio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Tese  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

7. CONCLUSÃO

Através da realização deste experimento foi possível observar a mudança de cor da base (hidróxido de sódio que foi adicionado 20 ml de água e de 5 a 10 gotas de fenoltaleína) em contato com o ácido clorídrico tornando a cor meio avermelhada em incolor, ou seja, conseguimos atingir a neutralidade da solução, quando a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+.

Calculamos o valor da normalidade utilizando os valores encontrados em Vm, a normalidade teórica e o fator (0,986), e com o valor da normalidade conseguimos encontrar o valor do fator de correção.

Com esse experimento, conseguimos atingir o ponto de equivalência e titulometria necessários para a realização dos cálculos propostos e conseguimos também maior conhecimento sobre os temas abordadso.

pode ser feito pela titulação de uma solução de Carbonato de Sódio previamente seco e conservado protegido da umidade, pois ela absorve a umidade do ar.

O carbonato de Sódio é um padrão primário.

Padrão primário é aquele que tem alta pureza e estabilidade tal que se pode preparar uma solução de concentração exatamente conhecida apenas pela pesagem direta e diluição a um volume conhecido. O HCl não se enquadra nessa categoria. Ele existe na forma de gás ou de solução, em geral saturada a cerca de 37%

4. Qual a função do metilorange nesta padronização?

R: Utilizado como indicador mostra o equilíbrio químico entre o reagente e o produto.

5. Por que o fator de correção deve ser um número puro e próximo de 1?

R: Quanto mais próximo de 1 melhor a qualidade da normalidade da solução

6. Por que são realizadas duas titulações?

R: Para comprovação de valor medido e evitar erros de paralax, e procedimentos.

7. Por que não é conveniente pesar o ácido clorídrico concentrado?

R: O HCl é gasoso a temperatura ambiente. O ácido cloridrico PA é vendido a uma concentração de cerca de 28 a 30%. Quando é destampado pode-se ver os vapores de HCl se desprendendo da solução. Tais vapores são corrosivos, logo deve ser manuseado em capela com exaustão ligada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com