TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carbonato De Cálcio

Monografias: Carbonato De Cálcio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

JHONY CESAR CHAGAS RA: B84985-1

FRANCYNE MEDEIROS DIAS RA: B6330H-4

LUCAS ADRIEL DOS SANTOS RA: B7330G-0

CARLOS MAGNO DE SOUZA MONTANHA RA : B865EJ-1

TAIS APARECIDA DOS REIS IZIDORO RA: A013423

CARBONATO DE CÁLCIO E SUAS APLICAÇÕES

ASSIS

2013

CARBONATO DE CÁLCIO E SUAS APLICAÇÕES

Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Paulista – UNIP, Instituto de Ciências da Saúde como requisito parcial para obtenção de nota no curso de FARMÁCIA.

Orientação: Profª Me. Eva Cristina Aurélio Menezes.

ASSIS

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CARBONATO DE CÁLCIO  4

3. FÁRMACOS Á BASE DE CÁLCIO 5

4. ANTIÁCIDOS 6

5. EFEITOS COLATERAIS POR VIA ORAL 6

6. PRECAUÇÕES 7

7. OVERDOSE POR INGESTÃO 7

8. ARMAZENAMENTO E CUIDADOS 8

9. CARBONATO DE CÁLCIO E A COSMÉTICA 8

10.INTERAÇÕES COM OUTROS FÁRMACOS 9

11. LINHA DE PRODUTOS - INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o Carbonato de Cálcio, mais concretamente entender como ele é utilizado nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas e também na construção civil. É objetivo desta pesquisa especificar e argumentar conceitos importantes sobre o carbonato e esclarecer a extrema importância para a sociedade, principalmente na área da saúde, como fármacos. Está organizado em dez partes. Na parte 1 será abordado as especificações do Carbonato de Cálcio . Na parte 2 optamos por abordar sobre os Fármacos á base de Cálcio. Na parte 3 foi abordado os conceitos de Antiácidos. Na parte 4 comentamos os Efeitos Colaterais por via Oral. Na parte 5 abordamos as precauções na utilização do composto químico. Na parte 6 apresentamos cuidados com o acontecimento de Overdose do Carbonato de Cálcio. Na parte 7 mencionamos sobre o Armazenamento. Na parte 8 comentamos o uso do composto na cosmética. Na parte 9 abordaremos conceitos sobre interações no organismo, tais como complicações com outros fármacos. Na parte 10 apresentamos uma linda de produtos que utilizam o Carbonato de Cálcio como composição. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas em sites específicos de empresas fabricantes que utilizam o Carbonato de cálcio como matéria prima.

2. CARBONATO DE CÁLCIO

O Carbonato de Cálcio também conhecido como calcita, é substância química de fórmula CaCO3. É um mineral inorgânico quimicamente inerte e é o principal componente das rochas como os calcários. Tem características alcalinas ou seja, é um sal com características básicas que aumenta o pH de uma solução aquosa, sofrendo uma hidrólise salina:

CaCO3 + H2O --> CO2 + Ca(OH)2 (ALVES,2003)

O carbonato de cálcio é resultado da reação do óxido de cálcio ( cal virgem ) com dióxido de carbono.É uma substância muito comum na natureza, e pode ser encontrado nas conchas, nos recifes de corais, nas cascas de ovos, nas carapaças de seres marinhos no calcário, no mármore e nos minerais, na forma cristalina como a aragonita, que apresenta a forma ortorrômbica; e calcita, que apresenta a forma romboédrica ou trigonal.Nas rochas é o componente principal e é o principal componente dos reservatórios. É um pó muito fino, branco e microcristalino. Além disso, eles estão presentes também nas estalactites e estalagmites. O carbonato de cálcio é insolúvel em água, mas é solúvel em água com gás carbônico (ALVES,2003). O carbonato de cálcio em forma de medicamentos, é usado na prevenção e tratamento de doenças causadas pela deficiência de cálcio, como por exemplo a osteoporose. Também é utilizado no tratamento da hiperfosfatemia e pacientes com insuficiência renal avançada ou associada a hiperparatireoidismo.Ainda como medicamento é contra indicado para hipercalcemia, cálculo renal, hipofosfatemia e hipercalciúria, diz a autora supra citada (ALVES,2003).

3. FÁRMACOS Á BASE DE CÁLCIO

O Cálcio é um elemento essencial para o organismo, tem função de regulador na liberação e armazenamento de neurotransmissores e hormônios, na absorção e ligação de aminoácidos, na absorção de vitamina B12 e na secreção gástrica. O Cálcio é necessário para manter a função do sistema nervoso, muscular e esquelético, a permeabilidade capilar da membrana celular, a formação dos ossos e dentes. É ativador de muitas reações enzimáticas, sendo essencial para a transmissão de impulsos nervosos; contração dos músculos cardíacos, liso e esquelético; respiração; coagulação do sangue, e função renal (Klasco, 2012). Embora existam vários fármacos à base de cálcio para reposição do organismo, existem diferenças entre eles nas vias de administração, proporção de cálcio por grama, velocidade e quantidade absorvida, sendo às vezes, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com