TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realizar Soluções Aquosa De Carbonato De cálcio (CaCO3).

Trabalho Universitário: Realizar Soluções Aquosa De Carbonato De cálcio (CaCO3).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 4

RELATORIO DE AULA PRÁTICA

Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC

Escola Técnica Tupy – ETT

Curso Técnico em ______________

Disciplina: ____________________

Professor: ____________________

Alunos: ____________________________________________________________ NOTA: __________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Turma: __________________

PRÁTICA: Realizar soluções aquosa de carbonato de cálcio (CaCO3).

OBJETIVO: Verificar a Separação de misturas heterogênea.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:

Funil de decantação, colher, funil de haste longa, bomba a vácuo, filtro de papel faixa preta e faixa azul, suporte universal, haste metálica, Béquer, balão volumétrico 1000 ml, papel de filtro, Funil de vidro, chapa de aquecimento, Piceta, Funil de buchner, kitassato, pisseta de água deionizada, bastão de vidro, água destilada, óleo, carbonato de cálcio (CaCO₃).

PROCEDIMENTO:

No primeiro experimento, foi adiciona 20 g de carbonato de cálcio + 1000 ml de agua deionizada para a mistura em um Becker de 100 ml, fizemos a mistura e demos inicio a parte da filtração da solução. Fez-se a montagem da equipe de filtração que consiste no funil de vidro, béquer, papel de filtro. A dobragem do papel de filtro foi em dobragem na forma de cone. Já estava preparado na bancada a montagem do suporte universal juntamente com a haste metálica. Foi colocado o funil de vidro juntamente com o papel de filtro no suporte + haste com um béquer embaixo para captar a parte líquida da filtração. O papel de filtro reteu a parte sólida, que ao ser adicionado água ficou úmida. A parte solúvel passou pelo papel de filtro e depositou-se no béquer.

No segundo experimento, foram adicionados alguns ml de água + óleo. Identificou-se a solução como sendo heterogênea e apresentando uma única fase, a fase líquida. A separação de misturas deu-se por meio de decantação, utilizando o funil de decantação. Foi colocada no funil a mistura heterogênea, introduzida no suporte universal + haste metálica, com um béquer embaixo para captar uma das fases líquidas da mistura. Após alguns minutos, o óleo por ser menos denso, flutua e a água por ser mais densa, decanta. Portanto, a água foi escoada e depositada no béquer, e o óleo reteve-se no funil de decantação.

RESULTADOS OBTIDOS:

Foram observados e anotados os resultados obtidos em cada um dos experimentos, que seguem descritos abaixo:

Filtração simples:

Pode-se observar como o liquido escoado no béquer, foram juntamente os compostos do carbonato de cálcio e água deionizada, fazendo a filtração com o filtro de papel azul e o de faixa preta, para assim definirmos a diferença dos dois tipos de papeie que foram utilizados.

Decantação:

Foi observado que a água por ser mais densa que o óleo, ficou na parte inferior do funil de decantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com