TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulose

Artigo: Celulose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

A celulose é um polissacarídeo (similar ao açúcar) que é o principal componente da parede celular das fibras das plantas. Junto com a lignina, as resinas e os minerais (compostos inorgânicos), a celulose é um dos compostos que constituem a madeira - cerca de 50%. Suas moléculas, agrupadas pela lignina, formam feixes de fibras que constituem as células vegetais que compõem as fibras presentes na madeira.

Cor:

Algumas substâncias aparecem coloridas porque elas contém grupos funcionais que são capazes de absorver a radiação de certos comprimentos de onda. Os outros componentes da luz branca são transmitidos, difundidos e refletidos para dar a sensação de cor ao observador.

Uma substância que parece azul a luz do dia, de comprimento de onda entre 4.000 e 8.000 A°, porque ela tem um grupo ou grupos funcionais que absorvem as radiações de comprimento de onda entre 5.700 e 5.900 A° (luz amarela), e as converte em calor. A luz transmitida, que agora está deficiente na luz amarela, dá o efeito da cor azul para o olho.

Os grupos funcionais que conferem cor as substâncias são chamados de grupos cromóforos. Grupos cromóforos causam a absorção da luz. A maioria dos cromóforos possuem ligações insaturadas como C=O, C=C, ou N=N, em sistemas de ligações conjugadas.

Os polissacarídeos não absorvem luz no espectro visível. Uma pasta composta apenas de celulose e hemiceluloses deveria ser branca. Por isso, durante o processo de branqueamento da celulose: Branquear significa eliminar os compostos não - celulósicos ou transformá-los em

outros que refletem a luz branca. É, por conseguinte, um processo de purificação da

celulose. Os parâmetros usuais que medem a eficiência do branqueamento são propriedades ópticas da pasta, relacionadas com a absorção ou reflexão da luz.

O escurecimento da celulose é causado pela lignina, por compostos de degradação da lignina e por grupos cromóforos formados durante o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com