TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

Por:   •  9/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

Disciplina: Química Analítica II

Prof. Drª. Carla Hartwig

[pic 1]

Preparo e Padronização de solução de NaOH 0,06 mol L-1 – 31 de agosto

Danielle Tápia Bueno, Ianka Jacondino Nunes e Thuany Cardozo Cardoso

Pelotas, 2018.

  1. INDRODUÇÃO

A concentração de uma solução deve ser exposta em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da compatibilidade de soluto que se dissolve. A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é relatada em diferentes unidades.

O preparo e padronização de soluções é excepcionalmente considerável para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois mesmo que um experimento seja dirigido de forma adequada, se as soluções não apresentarem uma concentração conhecida os resultados poderão ser errôneos.

Para determinar a concentração de determinado soluto em uma solução, geralmente realiza-se uma titulação, que envolve condizer uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, nomeada solução padrão.

As titulações podem ser conduzidas usando entre outras as reações ácido-base. Quando uma solução de um ácido e de uma base são combinadas ocorre uma reação de neutralização. Os produtos dessa reação não têm aspectos de soluções ácidas e nem soluções básicas.

Os ácidos e as bases mudam de cor quando colocados em contato com estabelecido corante, na titulação ácido-base. A modificação de cor sinaliza o ponto final da titulação, que comumente é muito próximo do ponto de equivalência.

As soluções alcalinas, particularmente, atacam o vidro formando silicatos. O hidróxido de sódio lentamente reage com vidro, singularmente se este sofreu abrasão em sua superfície, gerando silicato de sódio, logo juntas e tampas de vidro esmerilhado (assim como torneiras de buretas e outros equipamentos laboratoriais) expostos a NaOH tem uma abtidão a engripar ou mesmo soldar-se, praticamente. Buretas e vidrarias expostas a NaOH devem ser enxaguadas instantaneamente após o uso, causando o fosqueamento de suas paredes. Frascos laboratoriais e de armazenagem e reatores industriais de vidro são afetados por longa exposição a hidróxido de sódio a quente, e o vidro torna-se fosco.

Além que, as soluções de hidróxidos alcalinos reagem com o CO2 presente no ar formando carbonatos. Estes carbonatos se solidificam no gargalo dos frascos de armazenamento e se os mesmos tiverem tampas de vidro esmerilhado, a apresentação de carbonatos irá entravar as referidas tampas, sendo prudente o uso de tampas com rolha de borracha ou polietileno ou rosqueadas.

  1. OBJETIVOS

        O objetivo do experimento é realizar a preparação e padronização de uma solução de hidróxido de sódio 0,06 mol L-1, utilizando o ácido clorídrico preparado e padronizado no experimento anterior, para titulação assim como o indicador fenolftaleína.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS

  • Funil de vidro;
  • Balão volumétrico 500mL;
  • Frasco de plástico para armazenar a solução;
  • Garra para bureta;
  • Bureta 50mL;
  • Dois erlenmeyer 150mL;
  • Pipeta volumétrica 25mL;
  • Béquer: dois de 100mL e um de 500mL;
  • Bastão de vidro;
  • Balança analítica;
  • Espátula;
  • Haste metálica;
  • Pêra para pipeta graduada.

  1. REAGENTES UTILIZADOS
  • Ácido clorídrico (HCl) p.a.;
  • Hidróxido de sódio (NaOH);
  • Água destilada;
  • Indicador fenolftaleína.
  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        Inicialmente calculou-se a massa necessária de hidróxido de sódio (NaOH), para preparar uma solução de 500mL com concentração de 0,06mol L-1.

A massa pesada foi colocada em um béquer 100mL e foi dissolvida a mesma com água destilada, após a solução dissolvida a mesma foi transferida para um balão volumétrico de 500mL com o auxílio de um funil de vidro. Em seguida completou-se até o menisco com água destilada então agitou-se o balão.

Em um frasco de plástico etiquetado e devidamente ambientado com a solução feita anteriormente, a mesma foi armazenada.

Em um béquer de 100mL colocou-se em torno de 30mL de ácido clorídrico (HCl) preparado na aula anterior. Com o auxílio de uma pipeta volumétrica de 25mL foi pipetado o mesmo. O volume foi transferido para um erlenmeyer. Em seguida adicionou-se três gotas do indicador fenolftaleína. Esse processo foi feito para dois erlenmeyer, devido que a prática foi executada em duplicata.

Ambientou-se uma bureta de 50mL com a solução de hidróxido de sódio (NaOH) preparada anteriormente. Em seguida encheu-se a bureta com a solução utilizada para ambientar e verificou-se se havia bolhas.

Em seguida foram feitas as titulações e anotado o volume gasta para cada uma.

        Todos os resíduos antes de serem descartados, foram neutralizados.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A padronização de soluções permite a determinação da concentração exata de soluções para isto é utilizado um padrão primário. Para uma melhor visualização do ponto de virada na titulação utiliza-se indicadores ácido-base.  Estes são substâncias utilizadas para a determinação do pH de soluções, uma vez que, alteram sua coloração inicial quando em contato com soluções ácidas ou básicas. Foi possível observar o ponto de viragem quando ocorreu a mudança de coloração de incolor para rosado.

Preparação da solução de NaOH 0,06 mol L-1

Abaixo estão descritos os cálculos realizados para encontrar o peso necessário de NaOH

Cálculo 1

[pic 2]

[pic 3]

Cálculo 2

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Cálculo 3

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

        Padronização da solução

Cálculos realizados para identificar a massa necessária de Na2CO3

Cálculo 4

[pic 10]

Cálculo 5

[pic 11]

Tabela 1 – Valores pesados de carbonato de sódio na balança analítica

Erlenmeyer

Peso (g) de Na2CO3

Erlenmeyer 1

0,2156

Erlenmeyer 2

0,2269

        Tabela 2 – Valores gastos de HCl para titutlação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (614.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com