TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinética da Reação do Cristal Violeta com NaOH. Método Espectrofotométrico.

Por:   •  29/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 2

Físico-Química Experimental

Lizandra Maria Zimmermann

Cinética da Reação do Cristal Violeta com NaOH. Método Espectrofotométrico.

Eduarda Eger

Isabela Cristina Soares

Jennifer Peters

Data: 15/03/2017

Pressão: 759 mmHg

Temperatura:

Objetivos: 

Resultados e Discussão:

A espectrofotometria é um método que estuda a interação da luz com a matéria. Sabendo-se que um composto químico absorve, transmite ou reflete luz ao longo de um determinado intervalo de comprimento de onda, é possível identificar substâncias a partir da medição da absorção que passa através da amostra.

Nesse experimento, um reagente, fortemente colorido (cristal violeta) e o outro, desprovido de coloração (NaOH), resultarão em produtos incolores à medida que o processo ocorre. Assim que a intensidade da cor diminui, a absorbância é medida através do espectrofotômetro. Tendo a primeira tabela como intuito a calibração do levantamento de dados, a determinação da absortividade molar, assim como o Ao (absorbância de referência).

É importante mencionar que a cor de uma espécie em solução é a cor complementar àquela do comprimento de onda que absorve, ou seja, o corante em questão é violeta porque a cor amarela é absorvida por ele. Assim, o comprimento de onda determinado para a leitura das absorbâncias foi de 583nm, ponto em que a substância possui maior captação da luz incidente. Para o levantamento de dados, cinco soluções foram preparadas a partir do corante em solução de 0,03gL-1, com os valores representados na tabela a seguir e aferidos com água em um balão volumétrico de 25ml.

[pic 1]

Com a fórmula da absorbância ,  foi possível determinar o gráfico. Em que c é a concentração,  a absortividade molar (propriedade intrínseca da substância) e b o caminho óptico (distância da luz até a cubeta). Nesse caso foi usado os valores do volume do corante ao invés da concentração, havendo uma ínfima diferença de valores, a fim de ter uma melhor análise comparativa.[pic 2][pic 3]

        [pic 4]

        Aqui, o valor do coeficiente angular corresponde a  e o seu valor multiplicado por 6, ao Ao.[pic 5]

        A segunda parte do experimento se baseia na reação, em que 12ml do corante foi aferido com água em um balão volumétrico de 25ml, bem como a solução de hidróxido de sódio (NaOH 0,1molL-1) em outro balão com 9,6ml. As duas soluções foram misturadas num erlenmeyer e o cronômetro foi acionado assim que entraram em contato. Os valores da absorbância foram dispostos na tabela a seguir.

[pic 6]

Com a fórmula , é possível determinar e retirar os dados precisos. Sendo At  a absorbância em função do tempo, A0 absorbância de referência, kobs a pseudoconstante de velocidade (que corresponde ao produto da constante de velocidade e a concentração de OH-) e t, o tempo.[pic 8][pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com