TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação da solubilidade

Tese: Classificação da solubilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

como é o caso do hidróxido de sódio (NaOH), pois seu grau de dissociação é de 95%. Já as bases fracas possuem o grau de dissociação igual ou menor que 5%.

• Bases fortes: Bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalino-terrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2);

• Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).

• Classificação quanto à solubilidade

As bases podem ser classificadas como solúveis, pouco solúveis ou praticamente insolúveis em água. Essa classificação é importante porque a solubilidade está diretamente relacionada com o grau de dissociação delas. Quando mais dissolvida a base, maior será o grau de dissociação, com exceção apenas do hidróxido de amônio (NH4OH), que embora se dissolva facilmente em água, possui um grau de dissociação muito pequeno.

O hidróxido de amônio se dissolve tão bem no meio aquoso que muitos cientistas consideram que ele não existe, mas na verdade seria o gás amônia (NH3(g)) dissolvido em água.

Teremos a seguinte classificação:

• Bases solúveis: Os metais alcalinos são os que melhor se solubilizam (por isso, são bases fortes). Sendo que entre os metais dessa família que formam as monobases, a solubilidade cresce conforme o período na família aumenta.

• Bases solúveis: Os metais alcalinos-terrosos são menos solúveis em água do que os metais alcalinos, com exceção do Mg(OH)2 e do Be(OH)2 que são praticamente insolúveis. Sua ordem de solubilidade também aumenta com o aumento dos períodos ao longo da família.

• Bases praticamente insolúveis: São os hidróxidos dos demais metais, o Mg(OH)2 e o Be(OH)2.

Ionização:

Os hidróxidos de metais sofrem dissociação iônica quando estão em solução aquosa, pois são compostos iônicos.

NaCL(S) OU NaCL (reticulo cristalino)= Na+(aq)+ CL-(aq).

Na dissociação iônica são formados cátions diferentes de H+, se dá o mesmo nome do metal para os cátions metálicos, contendo Nox variável o metal é indicado com algarismo romano.

• Na+ ___cátion sódio

• Al3+___ cátion alumínio

• Ag+ ___ cátion prata

• Cu+ ___ cátion cobre 1 ou cátion cuproso

• Cu2+___cátion cobre 2 ou cátion cúprico

Quando se dissolvem na água os hidróxidos de metais que são compostos iônicos , acontece uma dissociação iônica .

NaOH____Na+ +OH-

Ca (OH)2___Ca2+ +2OH-

Força das bases:

Os hidróxidos iônicos solúveis em água são bases fortes, como por exemplo: NaOH, KOH, Ca(OH)2 e Ba(OH)2.

Já os hidróxidos insolúveis em água e o hidróxido de amônio são bases fracas.

O NH4OH é a única base solúvel e fraca.

Também outras bases são consideradas fracas e portanto não conduzem bem a eletricidade (incluindo a Mg(OH)2, que pertence a familia 2A).

O que torna uma base forte ou fraca é o seu nível de solubilidade. Quanto mais solúvel for a base, mais íons ela irá formar e melhor será sua condutividade.

Condutividade elétrica:

Quando diluímos bases em água, há o aparecimento de íons provenientes dessas bases, e são esses íons que são responsáveis pela condução de eletricidade.

Bases alcalinas (família 1A) e alcalinas terrosas (família 2A) são bases fortes, sendo boas condutoras de eletricidade (com exceção do Mg(OH)2 que é uma base fraca), além da amônia.

Solúveis: as de metais alcalinos e a amônia.

Parcialmente solúveis: as de metais alcalinos terrosos (exceto Mg(OH)2).

Insolúveis: as demais (incluindo Mg(OH)2).

Aplicabilidade:

As bases mais comuns do cotidiano

Uma das bases mais conhecidas do nosso dia-a-dia é mais usada para a fabricação de líquidos higiênicos como o hidróxido de sódio (soda cáustica), que quando misturada com óleos ou gorduras origina-se o sabão.

As bases estão muito presentes na natureza e em nosso cotidiano, sua substancia por exemplo estão nas frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais membros.

As bases mais comuns em nosso dia a dia são:

Hidróxido de sódio( NaOH): É produzido por meioda eletrólise na passagem de corrente elétrica por uma solução com separação de seus íons com uma solução de sal de cozinha (cloreto de sódio) e água:

NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2

É popularmente conhecida como soda cáustica e é utilizado na purificação de óleos vegetais , derivados de petróleo, na fabricação de papel, celulose, tecidos, corantes e alguns produtos para desentupir pias.

Uma das aplicações mais importantes é a fabricação de sabão, misturada com gorduras ou óleos, sob aquecimento:

Óleo ou gordura + NaOH → sabão + glicerina

Hidróxido de cálcio(Ca(OH)2.):

É obtido por meio da hidratação da cal viva ou cal virgem, que é o óxido de cálcio (CaO):

CaO +H2O → Ca(OH)2

É conhecido por vários nomes, como cal extinta, cal hidratada e cal apagada. Quando esse sólido branco é misturado com água, é chamado de água de cal e é usado principalmente em pinturas do tipo caiação, na produção de argamassa para construções, para diminuir a acidez do solo, em tratamentos odontológicos, como inseticida, como fungicida e no tratamento de água e esgotos.

Hidróxido de magnésio(M(OH)2: É encontrado

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »