TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coloque 5 tiras finas de alumínio em uma cúpula metálica, observe seu comportamento

Projeto de pesquisa: Coloque 5 tiras finas de alumínio em uma cúpula metálica, observe seu comportamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Instruções:

Passo 1 - Colocar 5 tiras finas de alumínio na cúpula metálica, observar seu comportamento desligado.

Passo 2 - Ligar o aparelho, esperar alguns minutos, o que aconteceu?

Passo 3 - Se possível, escolha um membro com cabelo seco e longo para ser eletrizado.

Passo 4 - Ligue a cúpula menor e aproxime do aparelho ligado. O que aconteceu?

Passo 5 - Coloque o torniquete na extremidade superior, o que aconteceu?

O experimento:

Recortamos e colocamos as tiras de papel alumino com o auxilio da fita adesiva, mas somente nas pontas das tiras, ao redor da esfera do gerador. Observamos que com o aparelho desligado nada acontece, no entanto quando ligamos o aparelho e esperamos alguns minutos podemos ver as tiras de alumínio se afastando da espera, pois o funcionamento do gerador gera um campo elétrico, com isso irá carregar eletricamente as fitas de alumínio que estão fixadas nele. Devido ao fato das tiras ficarem carregadas com a mesma polaridade do globo, então elas se afastaram da superfície da esfera e como a distribuição de cargas tem simetria esférica, podemos dizer que a direção do campo elétrico é radial, ou seja, perpendicular a superfície da esfera. Mas, ainda assim, não podemos saber o sentido ou a polaridade do campo, pois as tiras assumirão a polaridade do campo elétrico, sendo ele positivo ou negativo, então elas se repelirão de qualquer maneira.

Após esse experimento, escolhemos um membro do grupo e, em cima de um pedaço de madeira usado como isolante, ela colocou a mão sobre a esfera. A esfera gerou um campo elétrico que fez com que os fios de cabelo começassem a arrepiar, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.

Após isso ligamos a cúpula menor e aproximamos do aparelho ligado, o resultado foi o aparecimento de centelhas (faíscas), que pode-se ser considerado uma simulação do que ocorre quando há a descarga elétrica de um raio sobre a terra.

Por ultimo colocamos uma espécie de agulha sobre a esfera do gerador de Van de Graaff, e sobre a esfera foi colocado um torniquete, nas proximidades das pontas eletrizadas do torniquete o ar se ioniza e os íons que possuem carga de mesmo sinal que as pontas eram repelidos por elas. Estes íons, por sua vez, repeliam as pontas, colocando o torniquete em rotação com velocidade bastante elevada.

Conclusão

Toda a teoria estudada em sala pode ser vista nesse experimento, foi uma aula que pudemos tirar muito proveito e sabedoria.

Além dos objetivos previstos inicialmente também aprendemos mais sobre a eletrização do nosso próprio corpo, quando em contato com a esfera do gerador e passava a ser eletrizado juntamente com ela. Também pudemos observar que o choque elétrico que sentimos depende da velocidade em que nosso corpo é eletrizado ou neutralizado. Ao colocar as mãos sobre a esfera com o gerador desligado, e depois ligá-lo, ou se colocarmos as mãos rapidamente, não sentimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com