TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colóides e suas propriedades

Por:   •  15/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Ivantuir Oliveira de Almeida

Matrícula:16214070075

Curso: Química

Pólo: Angra dos Reis

Aula Prática 5

Colóides e suas Propriedades

2.1. Preparação de Colóides:

2.1.1. Processos de Condensação:

a) Fe(OH)3  coloidal.

Ao misturar a solução saturada FeCl3 com água quente fica marrom escuro e fazendo a mesma mistura com água fria a solução fica marrom clara.

A solução quente forma o Hidróxido Férreo Coloidal Fe(OH)3.

H2O↔H++OH-        Os anions  do hidróxido de água se junta com os cátions do ferro formando o  [pic 1]

FeCl3→Fe3++3Cl   Hidróxido Férreo Coloidal Fe(OH)3.

2.1.2 Processos de Dispersão:

Ao misturar água e óleo vegetal em tubo e agitar, após um tempo notamos que os líquidos se separam por serem líquidos heterogêneos, porém se nessa solução acrescentarmos detergente e agitar bastante, notamos que os líquidos não se separam mais e forma uma mistura homogênea com tom voltado para branco, isso porque o detergente atua como um agente emulsificante e o óleo fica finamente disperso na água, em um estado coloidal.

A emulsão não se forma espontaneamente, precisa de energia externa para sua formação (agitação) e com o passar do tempo em repouso tem tendencia a voltar ao estado inicial com os líquidos se separando.

2.2. Propriedades dos colóides:

2.2.1. Experimento de Eletroforese (Demonstrativo):

Ao preencher um tubo em U com uma dispersão coloidal de hidróxido férrico, colocando em suas extremidades eletrodo de grafita conectado a uma fonte de alimentação com corrente contínua, deixando a eletroforese agir por 30 minutos ou mais, observamos que houve uma dispersão coloidal para o lado positivo colocado no tubo, isso comprova que os íons da solução são anions e tende ser atraídos para o lado positivo  da corrente contínua ficando mais concentrado com o marrom mais escuro, em quanto do outro lado do tubo o marrom fica com uma coloração mais clara.

2.2.2. Diálise

Ao introduzir um saco de papel celofane contendo solução de iodeto de potássio e dispersão de amido em um béquer de 100ml contendo água destilada, foi comprovado que a membrana de papel celofane e semi permeável, pois só o iodeto passou para o meio e o amido no estado coloidal ficou retido na membrana. Para termos certeza que o amido não atravessou a membrana formada por papel celofane, vamos colocar uma pequena quantidade de ácido sulfúrico no dialisado, reparamos que composto ficou marrom comprovando somente a passagem do iodeto, quando colocamos amido na solução reparamos que ela fica azul comprovando das duas maneiras que não tinha amido no dialisado.

A equação de oxidação do iodeto pelo peróxido de hidrogênio é:

1H2O2+2I+2H→2H2O+1I

2.2.3. Adsorção:

Ao colocar em dois tubos de centrífuga 2 ml de solução azul de metileno, em seguida colocar carvão ativo em um tubo e no outro carvão vegetal, aquecer em banho maria e depois centrifugar. Podemos comparar que o tubo onde se encontra o carvão ativo a água ficou com aspecto de maior transparência e o carvão com uma maior concentração na superfície, com poucos resíduo de carvão ativo dispersos na água, já no tubo onde se encontra o carvão vegetal a água ficou com aspecto turvo com bastante resíduo de carvão vegetal dispersos na água. Nos dois tubos o azul não aparece mais, isso porque os sólidos porosos (carvão) tem grande poder de adesão das moléculas do fluído, porém tem que está sob efeito de temperatura e pressão da superficie, por isso o aquecimento e pressão centrífuga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (570.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com