TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes químicos CELL

Tese: Componentes químicos CELL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2014  •  Tese  •  9.281 Palavras (38 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 38

CITOLOGIA

COMPONENTES QUIMICOS DA CELULA

Componentes químicos da célula podem ser divididos:

- inorgânicos: água e os sais minerais;

- orgânicos: glicídios, lipídios, proteínas (enzimas), vitaminas e os ácidos nucléicos.

Água:

Em maior quantidade nos seres vivos (cerca de 70% do peso). Várias propriedades da molécula de água dependem de sua natureza polar. A molécula da água apresente um dipolo, por esse motivo a água é um ótimo solvente de substâncias polares (ácidos e bases); além disso, dissolvidas na água, as substâncias podem ser transportadas mais facilmente pelo organismo.

Capacidade de absorver e perder grandes quantidades de calor sem esquentar nem esfriar muito. Os seres vivos por conterem muita água permite que a temperatura do corpo não varie muito.

Sais Minerais:

Aparecem de 3 maneiras: dissolvidos na forma de íons na água do corpo; formando cristais como o carbonato e o fosfato de cálcio; combinados com moléculas orgânicas, como o ferro na molécula de hemoglobina, magnésio na clorofila e o cobalto na vitamina B12.

Principais vide tabela da pág 20 do livro!!!

GLICÍDIOS

Vulgos Carboidratos!!! A energia que o ser vivo utiliza em suas atividades provém da oxidação do alimento (respiração celular), principalmente dos glicídios.

Temos os de origem animal como leite e o mel, mas sua maioria provém de origem vegetal: cereais, raízes e tubérculos, leguminosas e frutas. O armazenamento dos glicídios nas células vegetais pode ser na forma de grãos de amido ou de moléculas dissolvidas na água (caso das frutas).

Além de sua função energética (principal), compõem algumas estruturas de seres vivos, como revestimento das células e os ácidos nucléicos. São classificados em:

Monossacarídeos (açucares simples ou oses): são os mais simples, que não podem ser quebrados pela digestão. Destaca-se a glicose (mais abundante), frutose e galactose.

Dissacarídeos (dentro de Oligossacarídeos – de 2 a 12 monossacarídeos): resultam da união de dois monossacarídeos. Principais: maltose (glicose – glicose); lactose (glicose – galactose); sacarose/açúcar comum (glicose – frutose)

Polissacarídeos: glicídios de longas cadeias, constituídos pela união de muitos monossacarídeos. Destaca-se:

Amido: principal reserva energética da planta.

Glicogênio: reserva de glicose dos animais.

Celulose: glicídio mais abundante na natureza, participa do reforço das células vegetais.

Quitina: presentes no esqueleto dos insetos e nos tecidos animais, funcionam como uma cola que liga as células.

LIPIDIOS

São as gorduras e os óleos. Mais encontrados no leite, gema de ovo, carnes. Estão presentes nas membranas de todas as células. São eficiente reserva de energia, além disso, por serem insolúveis na água, podem ser armazenados de forma mais concentrada que os glicídios. Em geral as moléculas de lipídios são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (álcool, querosene, éter, etc). A não-solubilidade se explica pelo fato de suas moléculas serem apolares, isto é, não formarem pólos positivos e negativos como a água. Alguns lipídios, porém, possuem região polar e apolar.

Os lipídios mais comuns são formados pela união de alcoóis com ácidos de longa cadeia de carbono (ácidos graxos), são chamadas de ésteres (alcoóis + ácido graxo).

Glicerídeos: são os óleos e gorduras, são os mais encontrados nos alimentos, formados pelo glicerol e 3 moléculas de ácido graxo. Os insaturados estão no estado líquido (óleos), saturados são sólidos (gorduras). Além de servir como reserva energética os animais o utilizam como isolante térmico.

Cerídeos: são exemplos as ceras.

Fosfolipídios: além do álcool e ácido graxo possuem ácido fosfórico e uma molécula nitrogenada. Fica com uma região polar, que se mistura com a água (região hidrófila), e outra apolar, que não se mistura com a água (região hidrófoba), na qual estão os ácidos graxos.

Esteróides: o álcool nesse caso é cíclico, importante na fabricação dos hormônios sexuais e constituí um dos mais importantes componentes das membranas celulares de animais. O colesterol é sintetizado pela maioria dos tecidos humanos, formam as lipoproteínas, que mantêm os lipídios solúveis no plasma.

PROTEINAS

Do ponto de vista estrutural, são os componentes químicos mais importantes, pois estão presentes em todas as partes da célula. São também fundamentais no funcionamento do organismo, uma vez que o controle das reações químicas depende das enzimas. São também proteínas alguns hormônios e os anticorpos.

Uma molécula de proteína é formada pela união de aminoácidos (grupamento amina – NH2 + grupamento carboxila – COOH).

Os vegetais fabricam todos os aminoácidos de que necessitam a partir de cadeias de carbono obtidas na fotossíntese e de nitrato retirado do ambiente.

Os animais não são capazes de fabricar aminoácidos por esse processo, mas podem fabricar um tipo a partir de outro que tenham obtido na alimentação. Por isso devem estar presentes na dieta e são chamados de essenciais.

Os aminoácidos podem ligar-se e formar filamentos +- longos; a união entre a carboxila de uma unidade e a amina da unidade vizinha é chamada de ligação peptídica. Uma molécula de proteína pode ser formada por um ou mais filamentos polipeptídicos, a diferença entre duas proteínas está principalmente na sequência dos aminoácidos.

Estrutura primária\: é a sequência linear de aminoácidos, é importante para a função que a proteína irá desempenhar.

Estrutura secundária\: os aminoácidos irão se atrair, gerando uma sequência helicoidal.

Estrutura terciária\: a estrutura secundária costuma provocar dobras entre si, aspecto tridimensional.

Estrutura quaternária\: várias proteínas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com