TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostos Inorgânicos: ácidos e bases

Artigo: Compostos Inorgânicos: ácidos e bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Compostos Inorgânicos: ácidos e bases

1. Introdução

Com o passar do tempo e com as descobertas científicas que foram feitas, os cientistas descobriram que na química, os elementos poderiam ser agrupados por sua semelhança. Assim, passaram a chamar esses elementos de compostos e os agrupamentos de família. Na química inorgânica foram descobertos milhares de compostos que se combinam entre si por suas propriedades. Logo, essa junção passou a ser chamada de função. Temos quatro funções básicas da química inorgânica: os ácidos, as bases, os óxidos e os sais.

Vamos conhecer um por um:

- Ácido: um elemento pode ser considerado um ácido com tem em sua composição o cátion H+. O cátion H+ sempre aparece no começo do começo da função. Em contato com a água, os ácidos sofrem ionização e formam soluções de um único cátion, chamado hidrônico.

Exemplos:

Os principais ácidos são: Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF),), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).

- Bases: As bases são compostos que quando entram em contato com a água tem a função de dissociar, ou seja, liberar ânions. O ânion OH-, mesmo que em pequena quantidade na água, é chamado de hidroxila.

Exemplos:

As principais bases são: Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), Hidróxido de magnésio(Mg(OH)2), Hidróxido de amônio (NH4OH), Hidróxido de sódio (NaOH).

- Sais: Os sais são compostos capazes de se dissociar na água e liberam, pelo menos um, ânion diferente de OH-, e um cátion diferente de H+.

Exemplos:

Os principais sais são: Carbonato de cálcio (CaCO3), Carbonato de sódio (Na2CO3), Cloreto de Sódio (NaCl), Fluoreto de sódio (NaF), Fosfato de cálcio (Ca3(PO4)2), Nitro de sódio (NaNo3), Nitrato de amônio (NH4NO3), Bicarbonato de sódio (NaHCO3), sulfato de cálcio (CaSO4), Sulfato de magnésio (MgSO4), e Hipoclorito de sódio (NaClO).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com