TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condicionamento das Pesquisas por Interesses Políticos e Comerciais

Por:   •  25/4/2019  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ensino de Química – QUI0681D

Prof.: Maria Alice Pacheco

................................................

        

Resenha: tema a)

20 de abril de 2019

Caxias do Sul

Condicionamento das pesquisas por interesses políticos e comerciais.

Brevemente a relação entre a ciência e tecnologia vai gerar um interesse do público no Brasil, nas áreas de pesquisa sobre agricultura meio ambiente, farmacêutica e nas ciências de sociais e pesquisas sobre trabalho e educação. A tese principal é que, em países em desenvolvimento, o principal parceiro e usuário potencial dos conhecimentos gerados pela pesquisa não é o setor privado, mas o setor público. Esta parceria entre instituições de pesquisa e agências públicas requer novas formas de institucionalização tanto da pesquisa quanto das agências de política científica, de maneira tal que seja possível aumentar a utilidade social da pesquisa, preservando ao mesmo tempo os padrões de liberdade acadêmica e qualidade que são essenciais em qualquer trabalho de natureza científica e tecnológica.

Nesse momento tem havido uma grande insistência, na leitura especializada, sobre a necessidade de que as instituições de pesquisa não fiquem isoladas, e comecem a se vincular ao setor produtivo de forma mais forte para se tornarem uma coisa só. Pesquisa e desenvolvimento e sistema de inovação como já ocorre em países de primeiro mundo. A suposição é que, nos países mais desenvolvidos, a integração entre as instituições científicas e tecnológicas e o sistema produtivo se dá de forma muito mais completa e natural do que nos países em desenvolvimento, onde o setor científico e tecnológico tenderia a ficar mais isolado. Isto deveria ser compensado por um esforço dirigido e sistemático para aproximar a pesquisa do setor produtivo, através de diferentes tipos de incentivos financeiros e inovações institucionais.

Ainda que a vinculação entre a pesquisa científica e o setor produtivo seja de grande importância, o principal parceiro da pesquisa científica em países com as características do Brasil é o setor público. Quando existe uma interação bem estabelecida entre as instituições de pesquisa e o setor público, verificam-se importantes benefícios para ambos. Com apoio científico e tecnológico mais consistente, as políticas públicas podem se tornar mais eficientes e eficazes; com uma vinculação mais próxima a atividades de interesse público, o setor de pesquisa se fortalece, obtendo mais reconhecimento, legitimidade e recursos, atraindo mais talentos e competência.

Mas na comunidade científica brasileira já tem uma própria experiência nesse setor. Existe uma longa tradição de queixa do setor em relação aos governos pela pouca prioridade dada à pesquisa, pela limitação e instabilidade dos recursos, e pelo pouco ou nenhum uso que é feito dos conhecimentos e contribuições dos cientistas. A esta realidade os pesquisadores contrapõem uma outra visão sobre o que seria uma sociedade cientificamente avançada e racional, onde a tecnologia nacional alavancaria a indústria e a agricultura, a saúde pública seria atendida, os direitos humanos e sociais seriam preservados, os problemas de degradação ambiental seriam controlados, e as riquezas naturais seriam bem exploradas e colocadas a serviço da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com