TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências sócio-ecológicas da produção e uso da gasolina, de onde o óleo é originário

Pesquisas Acadêmicas: Consequências sócio-ecológicas da produção e uso da gasolina, de onde o óleo é originário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

Química

INTRODUÇÃO

Estamos apresentando nesse trabalho as implicações socioambientais da produção e do uso da gasolina, desde onde o petróleo vem, as composições do petróleo e do que consistem, falamos sobre as localizações das principais Jardas.

As formulas químicas e físicas da gasolina e suas propriedades, e o processo de refino que passa pela destilação atmosférica e destilação a vácuo, e em seguida o processo que é o craqueamento, polimerização, alquilação, dessulfurização, dessalinização, desidratação e hidrogenação.

E os problemas socioambientais que o petróleo gera com a gasolina, na aplicação dela. A importância da gasolina na nossa sociedade, com a participação da matriz energética brasileira, a matriz energética brasileira possui uns dos recursos mais renováveis do mundo. E existe a estimativa que o petróleo continuará a dominar a matriz energética mundial até cerca do ano 2060.

FORMAÇÃO DO PETRÓLEO

A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.

Devido a essas circunstâncias em que foi formado, o petróleo encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo. Quando o petróleo é extraído, geralmente vem acompanhado de água salgada, devido ao antigo mar existente neste local.

O petróleo consiste fundamentalmente de átomos de carbono, Hidrogênio e quase sempre de Enxofre; sob a forma de Hidrocarbonetos.

O Enxofre não é componente de um hidrocarboneto, porém contamina-os e deve ser retirado, Pois é responsável pelo mau cheiro dos produtos da queima de combustíveis, atrapalha o funcionamento do motor e faz com que o combustível se torne corrosivo e é também responsável pela formação da chuva ácida.

Composição do Petróleo

Carbono 81-88%

Hidrogênio 10-14%

Oxigênio 0.01-1.20%

Nitrogênio 0.002-1.70%

Enxofre 0.01-5.00%

LOCALIZACÃO DAS PRINCIPAIS JARDAS BRASILEIRAS

Água-marinha Minas Gerais Espírito Santo Rio Grande do Norte

Ametista Bahia Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul

Esmeralda Bahia Rio Grande do Norte Minas Gerais, Goiás

Opala Piauí

Topázio Imperial Minas Gerais ------------------- -------------------------

Topázio Azul Minas Gerais ---------------------- --------------------------

Formula Química e propriedades químicas e físicas da gasolina.

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono).

A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), dentre outros.

Principais constituintes, propriedades e processo de obtenção da gasolina:

Constituintes Processo de Obtenção Faixa de Ebulição (Cº) Índice de octano Motor (Clear)

Butano destilação e processos de transformação zero 101

Isopentano destilação, processos de transformação, isomerização 27 75

Alcoilada alcoilação 40 - 150 90 - 100

Nafta leve de destilação destilação 30 - 120 50 - 65

Nafta pesada de destilação destilação 90 - 220 40 - 50

Hidrocraqueada hidrocraqueamento 40 - 220 80 - 85

Craqueada cataliticamente craqueamento catalítico 40 - 220 78 - 80

Polímera polimerização de olefinas 60 - 220 80 - 100

Craqueada termicamente coqueamento retardo 30 - 150 70 - 76

Reformada reforma catalítica 40 - 220 80 - 85

Processos de Refino

Os processos normalmente empregados nas refinarias modernas para o processamento do petróleo (óleo cru) são: destilação, cracking ou craqueamento, polimerização, alquilação, dessulfurização, dessalinização, desidratação e hidrogenação.

Destilação atmosférica e destilação a vácuo

A primeira etapa do processo de refino é a destilação atmosférica. O petróleo é aquecido e fracionado em uma torre que possui pratos perfurados em várias alturas. Como a parte inferior da torre é mais quente, os hidrocarbonetos gasosos sobem e se condensam ao passarem pelos pratos. Nessa etapa são extraídos, por ordem crescente de densidade, gases combustíveis, GLP, gasolina, nafta, solventes e querosenes, óleo diesel e um óleo pesado, chamado resíduo atmosférico, que é extraído do fundo da torre.

Esse resíduo é então reaquecido e levado para uma outra torre, onde o seu fracionamento ocorrerá a uma pressão abaixo da atmosfera. Nesta torre será extraída mais uma parcela de óleo diesel e um produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com