TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contagem Pelo método de plaqueamento superfície e tubos múltiplos.

Por:   •  15/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Contagem pelo método de plaqueamento superfície e tubos múltiplos.

Objetivo: Determinar se há colônias de bactérias na amostra.

Material e métodologia:

Materiais: Pipeta graduada 1mL, pipeta graduada de 10mL, placa de Petri, tubo de ensaio, alça de Drigalski, algodão, álcool 70%, frasco estéreo para obtenção da mostra, estufa, tubo de Duham.

Preparamos o material de vidros, primeiramente as pipetas a qual foi colocada um chumaço de algodão no bocal da pipeta e em seguida foi envolvida com papel Kraft.

Esterilizamos a torneira para obtenção da mostra. Para coletar amostra deixamos a chama próxima e colocamos a amostra em frasco estéreo.

A preparação das placas de Petri: foram utilizadas em meio PCA em forma gel preparada anteriormente pela técnica do laboratório. Foi feita Higienização das mesas com álcool 70% para evitar contaminação e pipitamos com a boca 1ml da amostra, usamos a alça de Drigalski para homogeneizáramos a amostra na placa. Deixamos as placas em incubação por 48 horas a 35 °C.

Preparamos os tubos múltiplos: Utilizamos tubos de ensaio contendo o caldo Lauril com um tubo Duham e adicionamos 10mL da mostra. Levamos para estufa por 48 horas a 35 °C.

Resultado:

Após 48 horas de incubação não foi encontrado alterações nas placas de Petri e nem nos tubos múltiplos ou seja não apresentou colônias de bactérias.

Discussões:

A água potável não deve conter microorganismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Os indicadores de contaminação fecal, tradicionalmente aceitos, pertencem a um grupo de bactérias denominadas coliformes. O principal representante desse grupo de bactérias chama-se Escherichia coli. A Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde estabelece que sejam determinados, na água, para aferição de sua potabilidade, a presença de coliformes totais e termotolerantes de preferência Escherichia coli e a contagem de bactérias heterotróficas. A mesma portaria recomenda que a contagem padrão de bactérias não deve exceder a 500 Unidades Formadoras de Colônias por 1 mililitro de amostra (BRASIL, 2004).

A Contagem Padrão de Bactérias é muito importante durante o processo de tratamento da água, visto que permite avaliar a eficiência das várias etapas do tratamento (COELHO, 1987).

Embora a maioria dessas bactérias não seja patogênica, elas podem representar riscos à saúde, como também, deteriorar a qualidade da água deixando-a com odores e sabores desagradáveis (BATALHA et al., 1997).

Conclusão:

Amostra de água está nos padrões consideráveis apropriados para o consumo pois não tem bactéria.

Referências:

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 518, de 25.03.04. Dispõe sobre normas e padrões de potabilidade de água para consumo humano. Brasília: SVS, 2004.

2. COELHO, L. Técnicas de laboratório clínico: guia de coleta e preservação de amostras de água. 1ª ed. São Paulo: Cetesb, 1987.

3. BATALHA, B.H.L., PARLATORE, A. C. Controle da qualidade da água para o consumo humano; bases conceituais e operacionais. 1ª ed. São Paulo: Cetesb, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com