TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Controle Ambiental

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                    Universidade Federal de Uberlândia            [pic 2]

                                                             Escola Técnica de Saúde

                                                          Curso de Controle Ambiental

                                                                  QUÍMICA GERAL

ALUNOS

Sandra Maria Alves

Michel Platini Guedes Carvalho

Wilson Junio Ferreira da Silva

Ângela Isabel dos Santos

PROFA. Dra. Elaine Angélica Mundim Ribeiro

                     MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

INTRODUÇÃO

As medidas são fundamentais na química, pois elas são usadas para comparar propriedades entre substâncias, para avaliar mudanças em experimentos e são a base do desenvolvimento de teorias e leis fundamentais da natureza. Portanto exige-se equipamentos, comumente chamado de vidrarias, capazes de aferir o número mais exato sobre a quantidade de alguma substância, sua massa ou o seu volume. Tais equipamentos são encontrados em Laboratórios de Químicas, alguns exemplos são o tubo de ensaio, balão volumétrico, bureta, proveta, entre outros.

Ao estudarmos as vidrarias do laboratório, a maneira correta de manipulação de cada vidraria e qual a melhor a ser utilizada para um experimento, torna-se perceptível que há vidrarias que fornecem maior precisão que outras, dentre todas disponíveis em laboratório.

Com isso, faz-se necessário entender os conceitos de precisão e exatidão, que são normalmente utilizados no exame de incertezas de valores e medidas, sendo que precisão é a medida do grau de aproximação entre valores, enquanto que exatidão indica o grau de aproximação entre medidas individuais e o valor considerado verdadeiro.

Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béqueres, considerados de baixa precisão, a balões, buretas e pipetas tidas como de maior exatidão.

Erros nas medidas geralmente são causados por calibração imperfeita nos aparelhos, ação da tensão superficial sobre as superfícies líquidas, dilatações e contrações provocadas pela variação de temperatura, e também pelo linha de visão do observador não estar na altura do menisco. O modo correto de medir é colocar o menisco na altura dos olhos, pois se ficar um pouco acima ter-se-á a impressão de que o líquido está abaixo do menisco. Se olhar debaixo, ter-se-á sensação de que o líquido estar um pouco acima do menisco.

Assim sendo, o experimento proposto foi importante para que pudéssemos analisar as medidas de massa e volume em diferentes vidrarias, e com os resultados obtidos ficou evidente que existem diferenças em seus volumes. Desta forma, havendo divergências ao valor da precisão e exatidão das mesmas.

OBJETIVOS

  • Manipular corretamente as vidrarias utilizadas para determinar volume
  • Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos
  • Realizar um experimento e verificar a exatidão das medidas
  • Relacionar as medidas de massa e volume com uma propriedade específica ou substâncias

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1 : Medidas de Volume : Bureta e Béquer

  • Primeiramente preparou-se uma bureta com 50 ml com água destilada, em seguida deixamos escoar 5ml de água para uma proveta e anotamos o valor. Repetimos o procedimento, agora transferindo a água para um béquer. Posteriormente repetimos todo o preparo com 10 ml de água.

Diferença em volume na proveta

Diferença em volume no béquer

Proveta

Béquer

5ml na bureta

5,1ml

9,9ml

+0, 1ml

-0,1ml

40ml na bureta

5,15ml

9,9ml

+0,15ml

-0, 1ml

2  : Medidas de volume: Pipeta volumétrica e pipeta graduada

  • [1]Colocou-se 40 ml de água destilada em uma proveta de 50 ml e outros 40 ml em uma proveta de 100 ml. Em ambos casos, adicionamos mais 1 ml de água com uma pipeta graduada. E ao final registramos os valores obtidos. Em seguida refizemos todo o processo novamente, porém utilizamos uma proveta volumétrica, e adicionamos 2 ml de água. Fizemos a leitura dos dados de registramos na tabela.

Volume (na)

Volume ( na)

Proveta 50ml

Proveta 100 ml

Diferença em volume

Diferença em volume

Pipeta graduada

41,0 ml

41.0 ml

+1 ml

+1 ml

Pipeta volumétrica

42,0 ml

42,0 ml

  3: Medidas de Massa e Volume

  • Nivela-se e zera-se a balança, logo em seguida coloca-se o béquer de 50ml , fecha-se a porta da balança e tara-se o peso do béquer, refira-se o mesmo da balança. Faz-se o mesmo com a proveta de 50ml e com o balão volumétrico de 100ml. Pesaram-se estas vidrarias sem água, e tendo o cuidado de secá-las completamente, para que não houvesse adulteração dos resultados. Após a pesagem e anotarmos os valores, foram distribuídos 50ml de água destilada em cada recipiente e voltamos a pesá-los . Anotaram-se os dados na tabela para efetuarmos os devidos valores e cálculos obtidos.

Vidraria

Massa vidraria seca (g)

Massa vidraria+50 ml de H2O

Massa da água

Densidade da água

Volume real

Proveta 50 ml

83,02764 g

132,6487 g

49,6211 g

1,0 g/ml

49,6211 g

Balão 50 ml

28,0050 g

77,6182 g

49, 6132 g

1,0 g/ml

49,6132 g

Béquer 100 ml

53, 6811 g

102,7540 g

49,9729

1,0 g/ml

49,9729 g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (111.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com