TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

Por:   •  12/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

Lucas Pedral do Couto

201800028382

ESTUDO DAS REAÇÕES QUÍMICAS

SÃO CRISTÓVÃO - SE

28/11/2018

  1. INTRODUÇÃO

Uma reação química é a modificação da matéria, na qual decorrem alterações de forma qualitativas em sua composição química gerada por meio de uma ou mais substâncias reagentes ocasionando em um ou mais produtos. É o processo que há redisposição dos átomos e provocando mudanças na geometria das moléculas e na conectividade entre os átomos ou íons.

As relações qualitativas e quantitativas, envolvidas em uma reação química podem ser expressas com uma maior precisão pelas conhecidas equações químicas. Estas equações representam as formulas das substâncias reagentes no primeiro turno da equação e as formulas dos produtos da reação em segundo termo. (VOGEL, 1981) As equações escritas dessa maneira são de uso universal sendo, assim, entendidas em qualquer lugar do mundo.

É aconselhável conferir a equação para verificar se o número de átomos individuais é o mesmo nos dois termos da equação. Além disso, e interessante assinalar o estado físico dos participantes da reação, costuma-se usar as letras s, l, g, respectivamente, para sólidos, líquidos e gases, enquanto o símbolo aq é utilizado para soluções aquosas. (VOGEL, 1981)

Além disso, as equações químicas são capazes de representarem as reações da forma mais próxima da realidade e, portanto, devem apresentar algumas informações, como: alterações de energia, meio em que ocorrem, catalisadores, etc.

Evidências que compravam a ocorrência de uma reação química

  • Mudança de cor da solução
  • Variação de pH
  • Formação de gases após o contato dos reagentes
  • Formação de precipitado após o contato dos reagentes
  • Liberação ou absorção de energia
  1. Classificação das reações químicas quanto às forças motrizes.
  1. Reações de precipitação

As reações de precipitação são aquelas em que os íons se combinam em solução para formar um produto de reação insolúvel.

[pic 2]

  1. Reações Ácido-Base

As reações ácido-base são aquelas em que os íons H+ e OH- combinam-se para formar água e algum sal.

[pic 3]

  1. Reações com desprendimento de gás

As reações com desprendimento de gás são aquelas que os reagentes formam um produto que se desprende na forma de gás.

[pic 4]

  1. Reações de oxirredução

As reações de oxirredução são aquelas, no qual o processo relevante é a transferência de elétrons de um composto para outro.

[pic 5]

  1. Classificação das reações químicas quanto aos seguintes itens:
  1. Liberação ou absorção de calor

As reações nesse quesito podem ser classificadas em: endotérmicas quando ocorrem com a absorção de calor do meio externo, e exotérmicas quando liberam calor para o meio externo.

  1. Quanto à velocidade

As reações podem ser classificadas em rápidas, instantâneas e lentas quando levam horas, meses ou anos para ocorrer.

  1. Quanto à reversibilidade

As reações podem ser reversíveis quando no sentido de formação dos produtos como também de formação dos reagentes de maneira simultânea, e podem ser irreversíveis quando existe apenas um sentido na reação, sendo esse o de formação de produtos.

  1. OBJETIVOS

Observando reações químicas em soluções aquosas entre compostos inorgânicos.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Experimento 1

Ao colocar o sulfato de cobre em contato com o ferro metálico, o solução teve sua cor alterada de azul, anteriormente, para um marrom com tom avermelhado devido a oxidação do ferro, além disso, foi visível a presença de precipitado no prego de ferro.

[pic 6]

Ao ser posto o ferro metálico em contato com HCl ocorreu a liberação de gás, ou seja, houve o desprendimento do gás hidrogênio devido o poder de agente redutor do ferro que foi responsável para a redução do hidrogênio e, consequentemente, a oxidação do próprio ferro.

[pic 7]

Experimento 2

Após colocar o HCl em contato com o nitrato de prata houve a formação de precipitado de coloração branca na solução, como indicado na equação química abaixo esse precipitado é cloreto de prata que possui esta mesma característica já citada.

[pic 8]

Experimento 3

Ao expor o cloreto de prata no sol foi observado que sua coloração foi alterada de branco para preto e isso se deve porque a prata em presença da luz tende a se reduzir em seu estado de oxidação zero, no qual possui coloração preta. (INFOECOLA, 2018)

[pic 9]

Experimento 4

A reação abaixo pode ser classificada como reação de dupla-troca como também uma reação de precipitado, pois há a presença de um precipitado azul após a adição dos reagentes, o [pic 10]

[pic 11]

Experimento 5

Ao ser posto o nitrato de chumbo em contato com sulfato de sódio houve a formação de um precipitado branco caseoso, o sulfato de chumbo. A reação abaixo pode ser classificada como reação de dupla-troca, na qual dois compostos reagem entre si formando dois produtos distintos. (SOUZA, 2019)

[pic 12]

Experimento 6

Ao colocar o nitrato de chumbo em contato com iodeto de potássio foi observado a presença de um precipitado de coloração branca e caseoso, sendo ele o nitrato de potássio que possui a mesma coloração observada no precipitado.

[pic 13]

Experimento 7

Após ser posto em contato o nitrato de chumbo com o HCl concentrado foi possível considerar a evidência da ocorrência da reação através da liberação de energia provocada pela reação além da formação de um precipitado branco, o cloreto de chumbo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (284.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com