TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO APROXIMADA DO TEOR DE OXIGÊNIO NO AR

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  1.563 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO- NEAAD- POLO IÚNA –UNIVERSIDADE ABERTA A DISTÂNCIA

                                                                                           

                                                                Relatório 4

DETERMINAÇÃO APROXIMADA DO TEOR DE OXIGÊNIO NO AR

Keyla Ferreira Soares Lino

 

                                             

                                        Iúna - ES

                                Fevereiro  de 2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        4

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        5

3.1        REAGENTES        5

3.2        MATERIAIS        5

3.3        PROCEDIMENTO        6

4.        Resultados e discussões        7

5.        CONCLUSÕES        11

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

1.INTRODUÇÃO

O ar atmosférico é formado por vários gases, vapor de água, microorganismos e impurezas. Entre os gases podemos citar: oxigênio, gases nobres, nitrogênio e gás carbônico. O oxigênio e nitrogênio são os mais abundantes.

O oxigênio é de grande importância  para nós, é responsável para a respiração, atua na “queima” dos alimentos produzindo energia para o funcionamento dos órgãos, serve como gás comburente, etc,.

Neste experimento determinaremos o teor aproximado de oxigênio no ar, por meio de reações em ambiente fechado, calculando assim a porcentagem do oxigênio presente no ar, através da variação da altura da água que entrará no vidro.

A porcentagem de oxigênio no ar foi determinada pela primeira vez com exatidão por Lavoisier, que aqueceu, em recipiente fechado, uma quantidade conhecida de ar, em contato com mercúrio.Passados doze dias o mercúrio absorverá um quinto do ar existente e apresentava-se coberto de placas vermelhas.Mediante novo aquecimento, Lavoisier fez o mercúrio liberar quantidade equivalente de oxigênio (Brasil Escola).

O que pretendemos com essa prática é com o mesmo intuito de Lavoisier, verificarmos a quantidade de oxigênio existente no ar. Para isso utilizaremos o efeito do oxigênio sobre metais, a oxidação.

2. OBJETIVOS

Essa prática de laboratório tem por objetivo determinar o teor aproximado de oxigênio no ar, por meio da  reação de oxidação.

.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1  REAGENTES

  1. Palha de aço
  2. Vinagre

3.2 MATERIAIS

 

  1. 01 Béquer de 500 mL
  2. 01 Béquer de 250 mL
  3. 01 Bastão de vidro
  4. 01Garra
  5. 01 Proveta de 100 mL
  6. 01 Régua
  7. 01 Suporte Universal

3.3 PROCEDIMENTO

1.Colocou-se no béquer de 250 mL aproximadamente 75 mL de água da torneira e 75 mL  de vinagre comum.

2.Introduziu-se nesta solução, a metade de uma bucha de palha de aço (Bombril) e com o auxílio de um bastão de vidro mexeu-se a palha de aço por 5 minutos até ficar bem encharcada com a solução de vinagre(ácido acético).

3.Retirou-se a palha de aço da solução espremendo e sacudindo-a  para dentro da pia até  retirar o excesso da solução de ácido acético.

4.Inseriu-se a palha de aço no interior de uma proveta de 100 mL, com o auxilio de um bastão de vidro, em seguida  inseriu-se a proveta em um suporte  universal e garra.

5.Inverteu-se a proveta com a palha de aço para dentro de um béquer de 500 mL  com até  332 ml de água (2/3 de sua capacidade).

6.Anotou-se  o que foi observado.

.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Observou-se que  a palha de aço  oxida e simultaneamente o volume de água dentro da proveta começa a aumentar.Isso ocorre porque a oxidação da palha de aço é um processo que consome oxigênio.

[pic 2]

Figura 1- Montagem do sistema

A palha de aço é composta basicamente por ferro com porcentagem de aproximadamente 99%, sendo composta também por carbono(0,05 até 0,15%).Sendo o ferro  em maior quantidade.O ferro em contato com o ar sofre oxidação. Em presença de oxigênio ocorrerá uma reação de oxirredução em que o Fe(s)  será transformado em íons Fe2+ .

Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)

O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio)

Assim a reação  geral do processo será:

2Fe(s) + O2(g) +4H+(aq)  → 2Fe+2(aq) + 2H2O(l)

Analisou-se que ao molhar a  palha de aço com o vinagre acelera a  reação de oxidação da palha de aço. Quando mergulhamos a boca da proveta na água isolamos o sistema, assim não ocorre  troca de ar com o ambiente. Assim o consumo de oxigênio durante a reação haverá diminuição da pressão dentro da proveta, fazendo  com  que a água suba e ocupe o volume antes ocupado pelo oxigênio. Ao colocar a proveta  emborcada no béquer contendo água, a proveta está cheia de ar. Com o passar do tempo a quantidade de água começa  subir pela proveta pois quando  ocorre a oxidação da palha de aço, o processo consome todo o oxigênio do ar contido na proveta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com