TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE DO CALCIO E DO MAGNÉSIO - RIGIDEZ GERAL

Projeto de pesquisa: DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE DO CALCIO E DO MAGNÉSIO - RIGIDEZ GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

DETERMINAÇÃO DA DUREZA DE CÁLCIO E MAGNÉSIO - DUREZA TOTAL

ALUNAS: ALEXANDRA LAPOT

STÉPHANE DESIREE

PROFA KATIA KOPP

INTRODUÇÃO

Águas duras são aquelas que exigem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma de modo que, no passado, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão. Esse caráter das águas duras foi, por muito tempo, para o cidadão comum o aspecto mais importante por causa das dificuldades de limpeza de roupas e utensílios. Com o surgimento e a determinação dos detergentes sintéticos ocorreu também a diminuição os problemas de limpeza doméstica por causa da dureza.

A dureza é devida à presença de cátions metálicos divalentes, os quais são capazes de reagir com sabão formando precipitados e com certos ânions presentes na água para formar crostas. Os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio tendo um papel secundário o zinco e o estrôncio. Algumas vezes, alumínio e ferro férrico são considerados como contribuintes da dureza.

Dureza é um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras. A despeito do sabor desagradável que referidos níveis podem suscitar elas não causam problemas fisiológicos. No Brasil, o valor máximo permissível de dureza total fixado pelo padrão de potabilidade, ora em vigor, é de 500mgCaCO3/l.

Na prática do tratamento de esgotos a dureza é um parâmetro de utilização limitada a certos métodos baseados em reações de precipitação como é o caso do tratamento com cal.

Em situações específicas convém conhecer-se as durezas devidas ao cálcio e ao magnésio, individualmente. Este é o caso do processo cal-soda de abrandamento de água no qual tem-se necessidade de conhecer a fração da dureza de magnésio para estimar a demanda de cal.

Quando a dureza é numericamente maior que a alcalinidade total a fração da dureza igual a esta última é chamada de dureza de carbonato e a quantidade em excesso é chamada de dureza de não carbonato. Quando a dureza for menor ou igual à alcalinidade total toda a dureza presente é chamada de dureza de carbonato e a dureza de não carbonato estará ausente.

O valor da dureza é obtido pela expressão:

Dureza (mg CaCO3/ l) = (A.N.5000) / Vam

onde A é o volume da solução padrão de EDTA consumido na complexação da dureza da amostra em mililitro, N é a normalidade da solução de EDTA e Vam é o volume da amostra em mililitro.

Em termos de tratamento e abastecimento público de água:

Dureza <50mg/L CaCO3: água mole

Dureza entre 50 e 150mg/L : dureza moderada

Dureza entre 150 e 300mg/L : água dura

Dureza >300mg/L: água muito dura

Padrão de potabilidade: (<500mg/L)

OBJETIVOS

Os objetivos da aula foram conhecer o que é dureza total, como isso influencia na engenharia, sendo que o valor máximo permitido no Brasil é de 500 mg CaCO3/L.

E aprendemos a determinar esse parâmetro em laboratório e como consequência a verificar a qualidade, segundo esse parâmetro, das águas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com