TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSAGEM DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS) EM MEDICAMENTOS

Por:   •  2/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO N°5 - DOSAGEM DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS) EM MEDICAMENTOS

ANA DÁLIVA. RIBEIRO, BEATRIZ FERREIRA. RIBEIRO,

EMELY CAVAZZANI. SANTOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - CCET

BEATRIZ FERREIRA. RIBEIRO/ beatriz.f.ribeiro97@gmail.com

1. Graduandos em Química Industrial, UEG, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, emycavazz@gmail.com,

ana.davila02@gmail.com, beatriz.f.ribeiro97@gmail.com

RESUMO

O ácido acetilsalicílico (AAS) é o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo, é um fármaco utilizado como anti -inflamatório, antipirético, analgésico e antiplaquetário . É produzido de maneira simples, com aquecimento e agitação magnética, a partir de ácido salicílico e anidrido acético, utilizando como catalisador ácido sulfúrico concentrado, sendo necessária a recristalização para a purificação dos cristais.

Neste experimento, utilizamos de uma amostra de aspirina disponível para venda comercial e identificamos o teor de ácido acetilsalicílico presente, por via de análises volumétricas, técnica de titulação feita em triplicata, e a partir de cálculos que forneceram um valor teórico para compararmos aos valores experimentais obtidos.

PALAVRAS-CHAVE: Medicamento, analgésico, determinação.

INTRODUÇÃO

O ácido acetilsalicílico (AAS) é um dos fármacos mais populares mundialmente, sendo também conhecido como Aspirina. O AAS foi desenvolvido pelo farmacêutico Félix Hoffman em 1899, e possui fórmula e estrutura molecular simples (C9H8O4).

O AAS é um fármaco pertencente à família dos salicilatos e ao grupo dos medicamentos anti-inflamatórios não-esteroide, e é utilizado como analgésico, antipirético e anti-inflamatório, devido ao seu efeito inibidor não seletivo da ciclo-oxigenase. O medicamento costuma ser usado em processos inflamatórios agudos, como traumas, ou crônicos, como artrite reumatoide.

Adicionalmente, uma vez que a aspirina inibe a agregação de plaquetas e a coagulação do sangue, é também usada em doses baixas para tratar pacientes em risco de ataque cardíaco.

Uma das sínteses mais importantes e difundidas no mundo todo é a da aspirina. O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como um poderoso analgésico que alivia a dor, como antipirético que reduz a febre, e como anti-inflamatório.

Para a síntese do ácido acetilsalicílico, é necessário que ocorra uma acetilação do ácido salicílico. A acetilação consiste na esterificação da função fenol do ácido salicílico com anidrido acético, sendo que o ácido acético é eliminado. Para que a reação ocorra, utilizam-se gotas de ácido sulfúrico como catalisador.

Na síntese dessa substância e de outras, percebemos a importância de produtos petroquímicos, pois ela utiliza produtos como o fenol que é obtido industrialmente através do benzeno, sendo então o material de partida para a síntese do acido salicílico.

Na reação é usada uma mistura hidroalcoólica, representada pelo etanol devido à solubilidade deste ácido que é pouco solúvel em água e muito solúvel em etanol, como também solúvel em éter etílico.

A reação de neutralização que ocorre é a seguinte:

A figura em seguida ilustra o hidrogênio ionizável do ácido que é liberado na reação:

Ao realizar a compra de um medicamento, espera-se que ele tenha qualidade e eficácia, que mantenha sua ação farmacológica preservada e que a sua toxicidade seja a mínima possível, pois tanto o princípio ativo, os veículos, quanto os excipientes podem causar efeitos ao paciente que podem ser desejáveis ou indesejáveis.

Desta forma, este processo químico tem grande importância, pois uma determinação bem feita de um medicamento pode evitar que produtos com riscos a saúde cheguem ao mercado e sejam consumidos.

MATERIAIS E REAGENTES

Os materiais necessários para o experimento foram: béquer, bastão, balão volumétrico, erlenmeyer, bureta, balança analítica, pipeta pasteur.

E os reagentes utilizados foram: hidróxido de sódio, etanol, fenolftaleína 1%, aspirina,

água destilada.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

(A) Dosagem do teor de AAS em UM comprimido

1. Lavou-se a bureta e ambientalizou-se com a solução de hidróxido de sódio;

2. Encheu-se a bureta com essa solução e acertando o nível do líquido na marca zero da bureta;

3. Adicionou-se no erlenmeyer 2 ou 3 gotas de fenolftaleína;

4. Colocou-se uma folha de papel branco sob o erlenmeyer para facilitar a visualização do ponto de viragem.

5. Pesou-se um comprimido em um béquer, anotando o valor exato da massa;

6. Dissolveu-se o comprimido em 25 mL de etanol;

7. Transferiu-se a solução obtida para um balão volumétrico de 100 mL;

8. Completou-se o volume do balão com água destilada;

9. Titulou-se alíquotas de 25 mL da solução preparada com a solução padronizada de NaOH, usando a fenolftaleína como indicador.

10. Repetiu-se a titulação 3 vezes, anotando os volumes do titulante utilizados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em uma balança analítica foi pesado um comprimido de aspirina no valor de 0,600g, em seguida, o mesmo foi transferido para um béquer, maceramos o comprimido e adicionamos 25 mL de etanol para que ocorresse a solubilização do comprimido.

Transferimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (555.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com