TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade do material

Seminário: Densidade do material. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Temos que ficar atentos para um fato muito interessante, onde objetos com a mesma forma e mesma dimensão, mas produzidos, isto é, feitos com materiais diferentes, possuem massas e densidades diferentes.

Por outro lado, na física, definimos a massa específica de uma substância como sendo a massa por unidade de volume dessa substância. Nesse caso, nos interessa somente a massa desse objeto. Por exemplo, supondo que temos um tijolo furado, para sabermos a massa específica dele, temos que primeiramente determinar qual é sua massa e o volume da parte maciça, isto é, o volume do tijolo menos o volume da parte oca. Matematicamente, temos:

Sendo que:

ρ – representa a massa específica

m – representa a massa

V – representa o volume da parte maciça

Analogamente, no SI (Sistema Internacional de Unidades) a unidade de medida da massa específica é kg/m3 (quilograma por metro cúbico).

Objetivo:

Calcular a densidade dos matérias que serão utilizados na pesquisa através da quantidade obtida pelo valor da massa dividindo pelo o valor obtido do volume de cada material.Onde: A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume, sendo que:

A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – kg/m³. Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou em gramas por mililitro (g/mL). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.

A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 g/cm³.

A densidade de um sólido é em função da temperatura e, principalmente, da natureza da sua estrutura cristalina, haja vista, que os diferentes polimorfos de um composto exibem diferentes densidades.

A massa de um objeto é facilmente medida com uma balança; o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando suas dimensões. O volume de um objeto irregular pode ser determinado pelo aumento aparente no volume de um líquido onde ele é mergulhado.

Material Utilizado:

Béquer, Proveta com capacidade de até 100 ml, água, sal esfera de aço e balança.

Procedimento Experimental:

A Medida da densidade da água:

Medir a massa da proveta vazia na balança

2. Colocar a quantidade de água (inicie com 20 ml)

3. Anotar o volume da água

4. Medir a massa da proveta com água

5. Repetir o procedimento para 40,60 e 80 ml

6. Cada Integrante do Grupo Deve Realizar as Suas Medidas

VOLUME (ml) MASSA PROVETA VAZIA( g) MASSA PROVETA + LIQUIDO (g) MASSA LIQUIDO (g) DENSIDADE

(g/cm3)

20 118,6 137,86 19,26 0,963

40 118,6 157,85 39,25 0,981

60 118,6 177,63 59,02 0,983

80 118,6 197,21 78,61 0,982

B. Medida da densidade da água com sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com