TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamentos por titulação

Por:   •  24/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL

QUÍMICA ANALÍTICA

[pic 1]

Relatório

Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamentos por titulação

Adriele Gouvea

Bianca Oliveira

Crislaine Curtinaz

Thailine Pereira

Viviane Dalmoro

Camaquã

2019

INTRODUÇÃO
Para se encontrar a determinação do ácido acetilsalicílico foi utilizado o método da titulação (processo químico que determina a concentração de mol em algum regente). O titulante utilizado para  determinar o valor na solução é a substância padrão primária, e a substância após se saber a concentração começa a ser chamada de titulado.  
A constante de ionização é a que mede a acidez ou basicidade de um solução, no qual estes compostos se dissociam total ou parcial em seus componentes após dissolvidos em água, se desagregando ou quebrando em átomos positivos ou íons negativos, quanto mais os ácidos se separarem maior a acidez ou basicidade, já se ocorrer de se separarem pouco podem ser considerados ácidos e base fracas
O ácido acetilsalicílico é considerado um ácido fraco pois apresenta a constante de acidez (Ka) baixa, significando que ele tem uma pouca separação, sendo assim considerado um ácido fraco, além do mais o acetil é um radical orgânico no qual ácidos orgânicos são fracos, sendo assim sua titulação deve ser realizada com base forte, pois na solução padrão se deve constar um ácido ou uma base forte.
A ação do ácido acetilsalicílico no organismo humano, no qual designa- se como um anti- inflamatório não- esteroide, isto é, estamos tratando de uma substância passível do controle de inflamações. Atua também como inibidor inespecífico da prostaglandina H
2 sintase frequentemente denominada como cicloxigenase, nas quais corresponde a enzimas fulcrais da cascata do ácido araquidônico, no qual é a via metabólica que acontece a síntese de mediadores lipídicos, como a ciclooxigenase 1 e 2, onde encontram-se presentes em tecidos e se tem uma função significativa perante a geração de uma inflamação. O ácido acetilsalicílico é um inibidor irreversível da enzima ciclooxigenase tipo 1 e 2 nas quais possuem papel na geração de inflamação, a inibição dessas enzimas acabam reprimindo a infecção nos tecidos.
O ácido acetilsalicílico, quando se está presente em fármaco diminui a febre e acaba inibindo a formação de prostaglandina E
2, formada pelas cicloxigenase que é responsável pela ativação do centro nervoso (responsável por regular a temperatura corporal) quando em grandes quantidades, como nos estados inflamatórios, onde aumenta a temperatura corporal. Ele é administrado por via oral é absorvido rapidamente, 75% são metabolizados pelo fígado, uma vez que esse padrão não seja adequado e ocorra excesso do ácido, pode vir a ocorrer problemas estomacais, um deles é a gastrite, já se houver a baixa concentração do mesmo pode não atingir a faixa terapêutica e assim não controlar a patologia.            

OBJETIVO:
Determinar o teor ácido acetilsalicílico no medicamento Aspirina, por meio da volumetria de titulação ácido-base.

 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foram macerados com um bastão de vidro comprimidos de AAS até ter sua completa trituração. Em seguida, foi pesado na balança analítica aproximadamente 0,1000g do conteúdo triturado, que foi transferido para um erlenmeyer de 125ml, depois foi pesado ainda mais duas vezes o conteúdo triturado e foi anotado o valor de todas as pesagens. Em seguida, em uma proveta foi medido 20ml de álcool que foi adicionado no erlenmeyer que continha a aspirina e também foi medido na proveta 30ml de água destilada que também foi adicionada no erlenmeyer juntamente com o álcool e a aspirina. Depois de feito isso, o erlenmeyer foi agitado por aproximadamente 3 minutos para que a solubilização fosse feita e então foi adicionadas 6 gotas de fenolftaleína. Por fim, a bureta foi ambientada três vezes para que fosse feita a titulação com a solução padronizada de NaOH, na qual foram feitas três titulações e todos os valores gastos foram anotados, esta foi a primeira parte. Já na segunda parte foi pesado na balança analítica aproximadamente 0,1000g novamente mas agora duas vezes e anotado os valores, foi feito os mesmo processos do que a primeira parte, porém, desta vez foi adicionados 8 gotas de verde bromocresol. Por fim, foi feita a titulação dessa segunda parte duas vezes e anotado seus respectivos valores gastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com