TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUILIBRIO QUÍMICO E DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO

Por:   •  16/5/2015  •  Dissertação  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

EQUILIBRIO QUÍMICO E DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO

Ricardo Alfonso D. da Silveira,

Resumo. Quando uma reação química ocorrendo tanto no seu sentido direto como no sentido inverso com velocidades iguais, caracteriza-se o estado de equilíbrio, podemos esperar que esse estado de equilíbrio seja vulnerável a alguns fatores como temperatura, concentração e pressão. Se a velocidade de uma das duas reações (reação direta ou inversa) for alterada, o equilíbrio será desbalanceado devido à diferença entre as velocidades das reações direta e inversa. Chama-se esse desbalanceamento do equilíbrio de deslocamento do equilíbrio. Que será o tema abordado neste relatório.

Palavras-chave:

1        INTRODUÇÃO 

A situação de equilíbrio existente em um sistema químico depende sempre da igualdade de velocidades das duas reações: a direta e a inversa. Quando uma dessas reações ocorre com maior velocidade em relação à outra, seus produtos adquirem maior concentração, pois passam a serem produzidos mais rapidamente do que a reação inversa pode consumi-los.

A + B      C + D

Deve-se lembrar de que a velocidade de uma reação depende sempre de seus reagentes. Dessa forma, se forem adicionadas quantidades extras de reagentes A e B, a velocidade da reação aumenta. Com isso uma maior quantidade dos produtos C e D serão formados.

Da mesma forma, se a reação inversa estiver ocorrendo a sua velocidade depende das concentrações dos reagentes C e D. Assim, se forem adicionadas quantidades extras das espécies C e D a velocidade desta reação aumenta produzindo maiores quantidades de produtos A e B.

C + D       A + B

Partindo da situação de equilíbrio,

A + B      C + D ao adicionar quantidades extras das espécies A e B, as concentrações dessas espécies aumentariam. A velocidade da reação que transforma A e B em C e D aumentaria também e assim as concentrações de C e D aumentariam. Portanto o equilíbrio seria deslocado para a direita.

Seguindo o mesmo raciocínio, tendo uma situação inicial de equilíbrio,

C + D     A + B ao adicionar quantidades extras das espécies C e D, as concentrações dessas espécies aumentariam e com isso a velocidade da reação inversa (C + D à A + B) aumentaria também. Dessa forma uma quantidade maior dos produtos A e B seriam produzidos aumentando suas concentrações. Assim o equilíbrio seria deslocado para a esquerda.

Resumindo pode-se dizer que quando um sistema está em equilíbrio e sofre uma ação externa, ele se desloca no sentido de anular essa ação externa. Este é o Princípio de Le Chatelier.

Além da concentração existem outros fatores que podem influenciar no deslocamento do equilíbrio químico      como a pressão no caso dos gases. O aumento da pressão causa diminuição do volume ocupado.

Em um equilíbrio gasoso, o aumento da pressão causa deslocamento do equilíbrio para o sentido de menor volume e vice-versa.

Outro interferente que temos é a temperatura. Uma reação pode ser exotérmica ou endotérmica.

Reação endotérmica é quando absorve calor, são favorecidas a altas temperaturas.

Reação exotérmica: é quando libera calor, são favorecidas a baixas temperaturas.

Em um equilíbrio químico, altas temperaturas deslocam o equilíbrio para o sentido endotérmico. Se diminuir a temperatura o equilíbrio se desloca para o sentido exotérmico.

2        METODOLOGIA

Vidrarias e reagentes utilizados: tubos de ensaio, copo de béquer, pipetas volumétricas, manta elétrica e soluções de cromato de potássio, dicromato de potássio, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, cloreto de bário e nitrato de cobalto.

A primeira análise consistiu em enumerar 6 tubos de ensaio e colocar nos tubos 1, 5 e 6 2mL de solução de cromato de potássio e nos tubos 2, 3 e 4 2mL de solução de dicromato de potássio.

No primeiro ensaio foram adicionados 2mL de reagentes aos tubos conforme tabela abaixo:

Tubo1

Tubo2

Tubo3

Tubo

4

Tubo5

Tubo

6

HCl

NaOH

BaCl2

BaCl2

BaCl2

BaCl2

HCl

NaOH

HCl

NaOH

Já no segundo experimento enumerou-se 6 tubos de ensaio e adicionou-se 2,5 ml de Co(NO3)2 , a estes foi adicionado água e HCl 12 M conforme tabela abaixo:

Tubo

HCl

H2O

Volume total

1

0 mL

5,0 mL

7,5 mL

2

2,0 mL

3,0 mL

7,5 mL

3

3,0 mL

2,0 mL

7,5 mL

4

3,5 mL

1,5 mL

7,5 mL

5

4,0 mL

1,0 mL

7,5 mL

6

5,0 mL

0 mL

7,5 mL

Após comparar as colorações foi escolhido o tubo 4 como a coloração intermediária, separado em três partes, uma das partes foi o padrão, os outros dois tubos um foi para um copo de béquer contendo gelo e o outro foi para um copo de béquer contendo, no primeiro momento água à temperatura ambiente e em um segundo momento para um copo onde continha água quente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com