TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTEQUIOMETRIA E PROBLEMA DE PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO

Por:   •  2/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 9

ESTEQUIOMETRIA E PROBLEMA DE PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO  

                                                               

BARRETO, Darlenson Prata

             NERY, Tatielly Valadares Pinon

              SANTOS, Guilherme Sousa dos

                      TRINDADE, Alice Pantoja

RESUMO

A estequiometria está relacionada com a determinação das quantidades, tanto de reagentes quanto de produtos, presentes em uma reação química, pois são encontradas pelos cálculos estequiométricos. Na prática realizada no Laboratório Virtual de Química, ChemCollective, por quatro acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá, objetivou-se a obtenção de uma solução de coloração amarela por meio do preparo de soluções através das soluções fornecidas no problema e como complementação, realização dos cálculos estequiométricos.  

PALAVRAS-CHAVE: estequiometria, soluções, cálculos  

INTRODUÇÃO

A preparação de soluções entre reagentes e produtos é um processo de rearranjo dos átomos, resultando em uma transformação química chamada de Reação Química ou de Fenômeno Químico. As substâncias presentes nesse fenômeno são denominadas reagentes e produtos, sendo reagentes, substâncias que irão sofrer transformação na reação, e produtos, substâncias resultantes da transformação. No fenômeno químico, apresenta-se quantidades tanto de reagentes quanto de produtos e para determinar essas quantidades, utiliza-se os cálculos estequiométricos.

De acordo com Reis (2017), os cálculos estequiométricos são usados para saber a quantidade de reagentes que irão ser usados na reação e para saber a quantidade de produtos que serão ser obtidos ao final da reação química. Sendo assim, a estequiometria corresponde a esses cálculos estequiométricos que são utilizados para determinar as quantidades presentes em uma transformação química.

Os cálculos podem ser feitos em termos de números de moléculas, de massa ou de volume das substâncias envolvidas na reação, de quantidade de matéria ou de fórmulas unitárias. Vale ressaltar que a pureza, o excesso de reagentes, o rendimento da reação e o excesso de alguma substância, precisam serem levados em consideração na hora de realizar os cálculos.

No presente experimento, mostra-se como a solução de coloração amarela foi obtida, através do preparo de soluções, e também como a estequiometria se relaciona, pois os cálculos estequiométricos possuem extrema importância em laboratórios por estarem envolvidos com processo de transformação química.

OBJETIVO

Obter uma solução de coloração amarela por meio do preparo de soluções através das soluções fornecidas no problema e como complementação, realização dos cálculos estequiométricos. E ainda calcular corretamente as quantidades certas de cada solução que devem reagir.

METODOLOGIA

Materiais e Reagentes:

-Soluções A, B, D, F, H todos à 1M;

-4 Erlenmeyer 250mL.

Fluxograma

 [pic 1]

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Dadas as soluções para o experimento A, B, D, F e H com as respectivas

Informações:

solução

molaridade

volume

A

1

100mL  

B

1

100mL  

D

1

100mL  

F

1

100mL

H

1

100mL

Após isso, fez-se uso da fórmula da molaridade para iniciarmos a reação das soluções A e B para encontrarmos o número de mols das mesmas:

[pic 2]

Onde  é a concentração molar;   é o número de mols;  é o volume em litros.[pic 3][pic 4][pic 5]

Na página virtual do experimento foi fornecida as seguintes reações:

𝐴 + 𝐵 → 𝐶

𝐶 + 𝐷 → 2𝐸

2𝐸 + 3𝐹 → 𝐺

4𝐺 + 𝐻 → I

As reações começam com os reagentes A e B que estão no almoxarifado. Então se tem o seguinte:

𝐴 + 𝐵 → 𝐶

A reação está 1:1, logo, a quantidade de reagente A e B devem ser iguais. Inicialmente foi usado para primeira reação, 50mL da solução A e 50mL da solução B à 1M cada, como foi pedido pelas informações do experimento, disponível na página web. Com essas informações, calculou-se a quantidade em mols dos reagentes:

 

[pic 6]

[pic 7]

Nota-se que as suas quantidades em mols são iguais, assim como pede o experimento.

Após os cálculos serem feitos, fez-se a mistura de ambos, que gera a solução C de coloração verde e com as seguintes informações:

Solução

Molaridade

Volume

Cor

C

0,5

100mL

verde

Em seguida usou-se tanto a solução C, quanto a solução D para a reação, como descreve a equação:

𝐶 + 𝐷→ 2 E

Para essa reação não foi dado um volume especifico, então foi utilizado um volume de 50 mL. Com as informações fornecidas pelo próprio laboratório, tem-se o seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (406.6 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com