TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO: ESTUDO DO EFEITO DE DETERGENTES SOBRE A TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA

Por:   •  5/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 3

8ª AULA : ESTUDO DOS DETERGENTES

OBJETIVO: O objetivo do experimento é conhecer algumas propriedades de detergentes de uso doméstico.

MATERIAIS:  Placa de Petri, Bequer 100mL,, Flanela, Espátula, Pipeta Pasteur de plástico, Óleo comestível, Detergente, Carvão Ativo, Tubo de ensaio, Proveta 10mL, Estante para Tubos de ensaio.

EXPERIMENTO: ESTUDO DO EFEITO DE DETERGENTES SOBRE A TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA

PARTE 1

PARTE 1.1

Iniciamos aplicando em um papel uma gota de água a uma pequena distancia uma de detergente. Observamos então o comportamento das duas gotas e notamos que a gota de detergente não se espalha, mantem-se concentrada, diferente da gota de água, ela se expande no papel.

PARTE 1.2

Começamos enchendo um béquer de 100 mL até a metade com água, colocamos então um apequena quantidade de carvão ativo (sem agitar) e observamos o seu comportamento na água. Observamos que a priori o carvão devido a sua densidade diminuta ele ficou submerso na água (figura 2) e que após alguns instantes  lentamente as  partículas de carvão começaram a afundar (figura 3). Em seguida adicionamos três gotas de detergente e observamos o seu comportamento na água. Notamos que as gotas de detergente se dissolvem mais rápido devido a extremidade polar das moléculas das moléculas de detergente que é atraída pela água, as gotas também afundam mais rapidamente devido a sua densidade que é maior que a da água.

PARTE 1.3

Iniciamos colocando gotas de detergente em uma Placa de Petri, em seguida colocamos gotas de água em outra Placa de Petri. Utilizando uma Pipeta Pasteur adicionamos uma gota de óleo comestível nas duas placas. Observamos que ao pingar o óleo no detergente a gota se mantem estática e concentra. Já a gota de óleo ao entrar em contato com a água, notamos que ela se expandiu um pouco e movimentou-se até se localizar nas extremidades da porção de água.

EXPERIMENTO: EMULSIFICAÇÃO DE ÓLEOS

PARTE 2

Com o auxilio de uma proveta, iniciamos o experimento colocando aproximadamente 5 mL de água em um tubo de ensaio e 5 mL de detergente em outro tudo de ensaio. Em seguida adicionamos 15 gotas de óleo comestível e agitamos vigorosamente e colocamos os tubos em repouso e observamos o efeito da emulsificação. Observamos que após agitarmos a porção de óleo não houve nenhuma interação com a água, ficando completamente submerso. Já o óleo no detergente houve um surgimento de uma espuma na superfície.

EXPERIMENTO: SUSPENÇÃO DE PARTÍCULAS SÓLIDAS

PARTE 3

Iniciamos colocando aproximadamente 5 mL de água em um tubo de ensaio  (tubo 1) e 5 mL de solução de detergente em outro tubo de ensaio (tubo 2), em seguida adicionamos uma pequena pitada de carvão ativo nos dois tubos. Agitamos os tubos e colocamos em repouso para observar a sedimentação das partículas. Observamos que ao mexermos o tubo 1, o carvão se dispersou em minúsculas partículas na água que se depositaram quase por completo no fundo do tubo. Já no tubo 2 o carvão também se dispersou em minúsculas partículas, porém elas se mantiveram próximas uma das outras. O carvão apresentou maior suspensão, afundando muito lentamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com