TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre o Efeito do Detergente Como Aditivo Plastificante

Por:   •  26/9/2019  •  Artigo  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

Estudo sobre o efeito do detergente como aditivo plastificante

Evaluation of the influence of the addition of plasticizer additive on the properties of a coating mortar

                         

Caio Felipe Beltrão Pereira 1   [pic 1] orcid.org/0000-0002-8626-0510 

 

Yêda Vieira Póvoas 2   [pic 2] orcid.org/0000-0003-1907-415X 

 

1 Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil,

2 Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Escola Politécnica de Pernambuco, Brasil.

E-mail do autor principal: Caio Felipe Beltrão Pereira caio.beltrao@hotmail.com

Resumo

O concreto é um material amplamente utilizado na industria da construção civil, por esse motivo este setor a fim de que a utilização do concreto cumpra de forma adequada suas funções vem desenvolvendo novas tecnologias que visam à racionalização e otimização de seu uso. Tais produtos são os aditivos, que quando adicionados à mistura do concreto modificam as suas propriedades em seu estado fresco ou endurecido. Em sua maioria os aditivos são substancias tensoativas que em sua estrutura molecular se assemelham ao detergente comercial. Diante desse contexto, este estudo objetivou realizar uma avaliação sobre a influência da utilização do detergente, como aditivo plastificante, no comportamento do concreto em seu estado fresco e endurecido. A fim de avaliar as propriedades no estado fresco e endurecido foram produzidas três misturas de concreto com teores de aditivos e detergente de 1,5%. Foram realizadas as determinações de: abatimento e resistência à compressão. Por meio de todo o estudo realizado ainda ficou incerto concluir que seria adequado usar o detergente como aditivo plastificante, pois, com a adição de detergente, obtém-se bons valores de abatimento, porém menores valores de resistência à compressão aos 28 dias.

 

Palavras-Chave:  Argamassa; aditivo plastificante; revestimento; resinato de sódio.

Abstract 

Mortars play important roles in civil construction, such as protection, impermeability and finishing. Coatings must be produced to meet their functions in order to ensure good performance, durability and quality of buildings. The research analyzed mixtures of industrialized mortar with addition of plasticizer additive composed of sodium resinato, for the application of the internal and external coating, In order to identify the behavior characteristics of mixtures from the addition of plasticizer additive. Therefore, the consistency and the density in the fresh state were studied and in the hardened state the compressive strength. In the research, four samples with different levels of additives in the mixture were considered, maintaining the water content fixed, and then two samples with 3% of water content reduction. There were no significant changes in the compressive strength due to the additive, however, when reducing the amount of water, a resistance gain was observed. In terms of consistency and density, the workability and homogenization of the mortar increased with the increase of plasticizer additive content and the values obtained met the recommendations specified for mortar coatings. 

 

Key-words: Mortar; plasticizer additive; coating; sodium resinate. 

  1. Introdução 

Na área da construção civil, o concreto é um dos materiais mais utilizados (METHA; MONTEIRO, 2004). Por esse motivo, o setor da construção civil a cada dia procura novas tecnologias que visem à racionalização e otimização de seu uso nos seus processos construtivos.

A NBR 12655 (ABNT, 2006) define concreto como sendo o material formado pela mistura homogênea de cimento, agregados miúdo e graúdo e água, com ou sem incorporação de componentes minoritários (aditivos químicos, metacaulim ou sílica ativa), que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento (cimento e água).

Dentre as características do concreto em seu estado fresco (concreto que está completamente misturado e que ainda se encontra em estado plástico, capaz de ser adensado), a trabalhabilidade destaca-se pois está diretamente relacionada com a resistência mecânica (tensão na qual o material se rompe) do concreto em seu estado endurecido. A trabalhabilidade é a propriedade do concreto em seu estado fresco que identifica sua maior ou menor aptidão para ser empregado em uma determinada utilização com facilidade e sem perda de sua homogeneidade. A trabalhabilidade depende de vários fatores que interagem:a consistência, a quantidade de água, tipo de granulometria dos agregados, relação água/cimento, presença de aditivos e finura do cimento. A adição de água no concreto aumenta a trabalhabilidade do mesmo, porém gera um enfraquecimento progressivo da matriz causado pelo aumento da porosidade devido ao aumento da relação água/cimento (METHA; MONTEIRO, 2004).

Por essa razão produtos vem sendo utilizados para modificar certas propriedades do concreto em seu estado fresco e endurecido, dentre elas, a trabalhabilidade. Esses produtos são os aditivos. A NBR 11768 (ABNT, 2011) classifica alguns tipos de aditivos, e dentre eles destaca-se o aditivo plastificante ou redutor de água. A NBR 11768 (ABNT, 2011) define aditivo plastificante como o aditivo que, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, permite reduzir o conteúdo de água de um concreto; ou que, sem alterar a quantidade de água, modifica a consistência do concreto, aumentando o abatimento e fluidez; ou ainda, aditivo que produz esses dois efeitos simultaneamente.

O aditivo plastificante é um tensoativo, composto por moléculas que apresentam uma parte com característica apolar ligada à outra parte com característica polar e com extremidades laterais com cargas negativas. Os tensoativos aderem um dos lados de suas moléculas aos grãos de cimento (superfície positiva), e outro lado com carga negativa fica exposto à repulsão eletrostática entre as cargas negativas que afastam os grãos de cimento cobertos pelo aditivo aumentando a trabalhabilidade (FREITAS JR, 2013). O tensoativo provoca uma reação que modifica a tensão superficial do liquido em que esta dissolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com