TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS DA AMENDOA DA MANGA (MANGIFERA INDICA L.) PELO MÉTODO DE EXTRAÇÃO SOXHLET

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS DA AMENDOA DA MANGA (MANGIFERA INDICA L.) PELO MÉTODO DE EXTRAÇÃO SOXHLET

Lilian Sheila Alves de Oliveira

Rodolfo Carmo de Souza Leite

Suélem de Freitas Ferreira Coelho

Lic. Em Química 2016.2

Química Orgânico Experimental- PROF. Haroldo Ripardo

MACAPÁ

2019

RESUMO

Lipídeos são substâncias orgânicas que se caracteriza pela baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos. Um dos métodos de extração mais usados é o método Soxhlet, que possui alta eficiência com economia de solvente e temperatura elevado, proporcionado alta rentabilidade. Neste experimento procedeu-se à extração de lipídeos da amêndoa do endocarpo (caroço) da manga (Mangifera indica L.), através de método de extração Soxhlet, que apresentou uma rentabilidade de 98,73g/100g.

  1. INTRODUÇÃO

Diversas substâncias, biológicas, orgânicas ou inorgânicas, podem ser encontradas em um sólido. Muitas vezes deseja-se extrair algum destes componentes, aumentando a pureza do sólido, ou em alguns casos obtendo uma solução concentrada do soluto extraído do sólido (FILHO,2015)

De acordo com Carvalho (2011), em se tratando de processamento industrial, a extração sólido-liquido é um processo convencionalmente usado, para obter-se produtos a partir de sua estrutura sólida natural, a exemplo da produção de óleos vegetais, onde se utiliza de solventes orgânicos, tais como hexano, acetona e éter. A extração por solvente utiliza as diferenças em interações intermoleculares na fase líquida (CARVALHO,2011).   A extração de óleo com solvente é um processo de transferência de constituintes solúveis (o óleo) de um material inerte (a matriz graxa) para um solvente com o qual a matriz se acha em contato (BRUM, 2009). Este processo e puramente físico, de forma que não ocorre reação química na gordura.

Os lipídios possuem diversas funções para o nosso organismo, alguns são importantes na formação de hormônios e fazem parte na formação de membrana celular, que atuam na transmissão de impulsos nervosos atuam também de maneira importante como isolante térmico do corpo (LAIA, 2017)

Como afirma Viegas (2010), ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, os lipídeos são substâncias químicas que não se caracterizam por um grupo funcional comum, havendo, portanto, classificações dentre estes. Eles geralmente são classificados em dois grupos: os lipídios neutros ou não polares (triglicerídeos, esteróis, etc) e os lipídios mais polares (ácidos graxos livres, fosfolipídios, etc.) (GUSSO,2012). São classificados também, de acordo com Revista Food Ingredients Brasil (2016), em simples, compostos e derivados, onde os simples obtidos por hidrólise total de óleos e gorduras (, representados pelos ésteres de ácidos graxos e glicerol, sendo denominados acilgliceróis), e as ceras(ésteres de ácidos graxos e monohidroxiálcoois de alto peso molecular geralmente de cadeia linear), e que originam somente ácidos graxo e álcoois. Os compostos contêm outros grupos além de ácido graxos e álcoois, como os fosfolipideos. E por fim são denominados lipídeos derivados, aquelas susbtançias compostas em sua maioria pela hidrólise dos lipídeos simples e compostos como ácidos graxos; alcoóis, como glicerol, álcoois de cadeia reta de alto peso molecular, e esteróis.

Os lipídios são compostos orgânicos que tem como principais características a baixa solubilidade em água, solubilidade em solventes orgânicos, contendo uma cadeia carbônica na molécula, e que estão presentes ou são derivados de organismos vivos. (MEDINA,2013).

A análise de lipídios em alimentos, em muitos casos, para propósitos quantitativos e qualitativos, requer a etapa preliminar de extração. O método de extração ―ideal‖ deve ser quantitativo, não destrutivo, ser realizado em pouco tempo e com pouco consumo de solvente (MEDINA,2013). O material a ser submetido à extração é previamente triturado e laminado a fim de facilitar a penetração do solvente (CARVALHO,2011). Outros tipos de determinação de lipídios em alimentos podem ser realizados através de hidrólises ácidas ou alcalinas. (GUSSO,2012)

A extração na maioria das vezes é feito usando-se o aparelho de Soxhlet, que é efetuada através da destilação ou evaporação do solvente usado. Segundo Brum (2009), o método de Soxhlet apresenta diversas vantagens como o fato da amostra está sempre em contato com o solvente, havendo constante renovação, onde o sistema permanece com a temperatura relativamente alta, devido o calor constante aplicado para evaporação do solvente permitindo a extração de uma maior quantidade de óleo em relação a outros óleos; além de ser uma metodologia muito simples que não requer treinamento especializado e não requer filtração da miscela após o término da extração pois a amostra fica envolta no cartucho durante todo o procedimento. O bem conhecido extrator de laboratório Soxhlet foi proposto em 1879 no decurso de uma pesquisa sobre a determinação da gordura do leite pela indústria agrícola alemã, pelo químico Franz Ritter von Soxhlet. ( JENSEN, 2007 )

  1. OBJETIVO

        Extrair lipídeos da amêndoa do endocarpo de manga (Mangifera indica L.) pelo método de extração Soxhlet.

  1. MATERIAIS

Extrator de Soxhlet, condensador de bolas, balão de fundo chato(500ml), papel de filtro, Balança analítica, Erlenmeyer(200ml), copo de béquer(100ml), espátula, mangueiras, Manta aquecedora, suporte, garras.

  1. REAGENTES

Solvente Orgânico (Acetona), amostra de amêndoa do endocarpo de manga (Mangifera indica L.) seca.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Preparo da amostra

Separou-se cerca de 500 g de amêndoas de caroços de manga (Mangifera indica L.), que foram trituradas em liquidificador e postas para secagem à sombra por sete dias em uma bandeja de plástico polietileno. Após a secagem foi acondicionada em pote de plástico e levado ao laboratório para procedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (567.2 Kb)   docx (255.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com