TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito da adição da substância dissolvida (NaCl) à solução aquosa

Tese: Efeito da adição da substância dissolvida (NaCl) à solução aquosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Tese  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

O experimento realizado tem por base medidas das propriedades físicas (massa, volume e temperatura), o efeito da adição de um soluto (Nacl) a uma solução aquosa (água, gelo) à temperatura, a exatidão e precisão dos instrumentos utilizados nos procedimentos. Foi determinado experimentalmente na densidade da água através dos valores obtidos de massa e volume do mesmo.

Introdução

Para apurar a temperatura de um ambiente ou uma solução e necessário a utilização de um termômetro, que consiste em um tubo de vidro,graduado fechado a vácuo, e um bulbo em uma das extremidades contendo mercúrio liquido, que em contato com determinada substancia ou sistema, dilata ou contrata por ser extremamente sensível dependente do quanto de calor presente no momento.

A adição de um soluto não volátil (sal de cozinha Nacl) a uma solução contendo água com gelo, comparando a temperatura desta solução com a da solução sem o soluto, pode-se notar uma variação nos valores obtidos durante a experiência, resultado do abaixamento do ponto de congelamento (solidificação) do sistema em questão, esse resultado observado é explicado pela propriedade coligativa a crioscopia. Essa variação pode ser prevista através desta formula abaixo:

∆Tfusão= m.Kfusão m = molalidade = moles de soluto / quilograma de solvente

K=constante crioscópica

É importante ressaltar que cada solvente tem uma constante crioscópica especifica.

A densidade de uma substancia e resultada pela razão das medidas de massa por volume,independe do tamanho da amostra coletada,porque seu volume é proporcional a sua massa,mantendo constante a razão entre as unidades de medida ,portanto a densidade e uma propriedade intensiva,ou seja, não dependem de seu tamanho ,ou da quantidade de substancia coletada.

d = m/v m = massa da amostra

v = volume da amostra

A precisão e exatidão ou acurácia de um instrumento é o quanto os valores de medidas encontrados são repetido, e o quanto esses valores se aproximam da meta prevista,respectivamente. Para que se possa dizer a precisão e a exatidão da medida é necessário efetuar repetidas vezes o mesmo procedimento, no caso do volume e massa, medidas em instrumentos diferentes proporcionaram uma comparação entre eles para caracterizar qual será mas exato e qual será mais preciso.

Parte Experimental

1°.

Materiais

Reagentes

Termômetro

Gelo

Bastão de vidro

Sal de cozinha (Nacl)

Béquer de 100 ml

Água destilada

Béquer de 600 ml

Água

Proveta de 50 ml

Pipeta volumétrica de 25 ml

Balança analítica

Contas-gotas

Bastão de vidro

2°- Procedimento

2.1-Medidas de temperatura:

a) Adicionou-se aproximadamente 100ml de água dentro de um Becker de 600 ml e mediu-se a temperatura.lembrando de não encostar o bulbo nas paredes do Becker.

b)no Becker contendo água foi introduzido 3 cubos de gelo.Com o auxilio de um bastão de vidro foi agitado a solução e medido novamente a temperatura.

c)Em uma balança analítica foi pesado cerca de 5g de sal(Nacl0,que depois foi adicionado e dissolvido na solução sem que houvesse restos no fundo do Becker.Novamente foi medido a temperatura da solução agora com o sal dissolvido.

OBS: Para obter melhores resultados no experimento, pese as 5g de sal antes da adição do gelo a água e anote as temperaturas.

2.2-Medidas de massa:

a) Foi obtido o peso de uma proveta de 50 ml, através da balança, logo após 150 gotas de água destilada foram adicionadas utilizando um conta gotas de Pasteur, anotando o peso inicial, o volume de 150 gotas e o peso da proveta com as 150 gotas.

b) Com os dados obtidos acima foi calculado a massa e o volume de uma gota d’água e a massa de 1 ml de água destilada.

c) O processo foi repetido 2 vezes.

2.3- Medidas de volume.

a) Foi anotado o peso do Becker de 100 ml.

b) Em uma proveta de 50 ml foi medido o valor inicial de 25 ml de água destilada, depois trans ferindo as 25 ml de água para o Becker, pesando-o depois.

c) A operação descrita acima foi feita mais duas vezes, totalizando 75 ml de água destilada dentro do Becker

d) o procedimento foi novamente realizado, agora usando uma pipeta volumétrica Ed 25ml para medir o volume de água.

RESULTADOS E DISCUSSÃO.

PROCEDIMENTO 2.1(MEDIDAS DE TEMPERATURA)

TEMPERATURA:

Solução 1

Solução 2

Solução 3

1ªETAPA

30°C

4°C

-1°C

2ªETAPA

28°C

5°C

7°C

Solução 1: Água

Solução 2: Água+gelo

Solução 3: Água+gelo+sal

Procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com