TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia renovável

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL CORONEL FERNANDO FEBELIANO DA COSTA

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

BIODIGESTORES: UMA FORMA SUSTENTÁVEL DE PRODUZIR ENERGIA.

CONFECÇÃO DE UM BIODIGESTOR CASEIRO PARA DEMONSTRAÇÃO DE SUA FUNCIONALIDADE, BEM COMO SUA UTILIDADE E IMPORTÂNCIA EM UMA SOCIEDADE QUE BUSCA NOVAS FORMAS DE SE PRODUZIR ENERGIA.

  1. INTRODUÇÃO

  Se por um lado sabemos que em nosso país perduram inúmeras mazelas sociais, por outro, é preciso também constatar que a vida dos indivíduos na moderna e industrializada sociedade deu um gigantesco e notável salto em qualidade e expectativa de vida nas últimas décadas. As novas tecnologias e o grande volume de conhecimento e técnicas acumulados ao longo de milhares de anos possibilitaram uma vivência mais digna e confortável.

  Entretanto, em virtude do esforço pelo progresso e pelo desenvolvimento, as nações emergentes e, principalmente as superpotências mundiais – responsáveis pelos maiores impactos ambientais – enfrentam desafios e dilemas quase insolúveis. Emissão de gases de efeito estufa, poluição do solo e da água, desmatamento, escassez de recursos naturais, aumento da temperatura do planeta, extinção de espécies, degelo, crise energética e excesso de resíduos, são alguns dos principais problemas socioambientais que estão sendo discutidos em conferências internacionais por chefes de estado e autoridades no assunto.

  Na atual conjuntura, é sabido que as crises deram início a uma corrida por novos e renováveis meios de se obter energia, embora essa necessária e vital procura já não esteja mais em um plano ideal ou, talvez, utópico, mas sim em caráter emergencial,definitivo e concreto.O biodigestor – nosso objeto de estudo – vem sendo implantado principalmente em áreas rurais, onde há muitos ganhos com sua instalação, pois além de viabilizar a correta destinação de resíduos agropecuários, também produz biogás e biofertilizante que, por sua vez, possibilita uma geração autônoma de energia e também substratos para fertilização do solo.

Fontes Renováveis

 A Revolução Industrial fez com que a verdadeira importância do uso da energia surgisse, está que era usada para mover as maquinas a vapor da época. Com inicio na década de 50, o petróleo passou a ser a fonte de exploração para geração de energia, e também para produção de derivados como o gás natural.

Contudo com a crise na década de 70, as indústrias juntas a comunidades cientificas passaram a ter que desenvolver uma nova fonte alternativa, destinada a atendimento as vias urbanas, rurais, setores industriais, visando algo para a população de baixa renda.

[pic 2]

Gráfico: Participação das fontes renováveis de energia no Brasil.

Fonte: Balanço Energético Nacional (BEN)

O aumento do consumo de energia nos últimos anos tem aumentado cerca 3,8%. Em 2012, pesquisas feitas pelo Balanço Energético Nacional (BEN), mostraram que emissões antrópicas (ação resultada pelos seres humanos) atingiram 429 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) liberados na atmosfera, sendo maior parte gerada pelo setor de transporte.

                        [pic 3]

[pic 4]        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (193.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com