TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio químico

Seminário: Equilíbrio químico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Seminário  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

O estado de equilíbrio químico dá-se quando a velocidade direta da reação é igual à velocidade inversa da reação, neste estágio, na reação química, a composição da mistura em equilíbrio permanece constante, desde que a temperatura (e, em algumas reações em fase gasosa, também a pressão) permaneça constante (Peter Atkins e Loretta Jones, 2006). Além disso, uma vez que as condições (de temperatura e de pressão) sejam mantidas constantes, o mesmo estado de equilíbrio pode ser obtido em qualquer das duas direções de uma dada reação reversível. No estado de equilíbrio, as duas reações opostas ocorrem com a mesma velocidade, de modo que o sistema está num estado de equilíbrio dinâmico.

Este contexto pode sofrer interferência por meio da modificação das condições em que o sistema for mantido (ação de força externa), neste caso, o efeito da modificação na temperatura, pressão e concentração dos componentes.

No equilíbrio, a temperatura atua no sistema, de modo a promover desprendimento de calor (energia) em um dos dois sentidos da reação, caracterizando uma reação exotérmica, enquanto a reação inversa absorve calor, caracterizando uma reação endotérmica. Se a temperatura for elevada, a reação endotérmica será favorecida, deslocando o equilíbrio para o sentido inverso.

Na pressão, quando os coeficientes estequiométricos das moléculas em cada membro da equação são iguais, não há alteração de volume quando a reação ocorre.Por isso, se a pressão do sistema for duplicada, reduzindo-se à metade o volume total, os dois membros da equação são igualmente afetados e a composição da mistura em equilíbrio permanece inalterada. Em sistemas em que há diminuição de volume quando o produto é formado, a pressão aumenta, favorecendo a formação do mesmo. Equilíbrios gasosos nos quais ocorre variação de volume sofrem alteração na pressão. Equilíbrio em fase líquida sofre alterações moderadas na pressão, não havendo quase efeito sobre o volume, em virtude da pequena compressibilidade dos líquidos.

Com relação à concentração das substâncias envolvidas, ao adicionarem-se mais reagentes à mistura em equilíbrio originada, observa-se a continuidade da formação dos produtos, uma vez restabelecido o equilíbrio. De acordo com o princípio de Le Chatelier, o sistema reagiu de modo a remover parte do reagente adicionado (JEFFERY at all.,1989).

Neste contexto, por meio de experimentação realizada em laboratório de análises químicas, verificaram-se através de experimentos compatíveis, todos os tópicos abordados acima.

OBJETIVOS

 Reconhecer alguns fatores que alteram o equilíbrio químico;

 Deslocar o equilíbrio químico em reações químicas com íons complexos;

MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS

 02 Béqueres (500ml)

 01 Proveta

 06 Tubos de ensaio

 01 Chapa de aquecimento

 01 Banho de gelo

 01 Espátula

 02 Pipetas graduadas (5ml)

REAGENTES

 Água destilada

 Cloreto de cobalto II

 HCL (conc.)

 NH4Cl(s)

 Cloreto de ferro III

 Tiocianato de amônio

 NaOH (6mol/L)

PROCEDIMENTO

PRÁTICA I

DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO COM ÍONS COBALTO.

Foram separados três tubos de ensaio e colocados em uma estante para tubos de ensaio.

Em cada tubo de ensaio foram colocados 15 gotas de nitrato de

cobalto II.

Ao primeiro tubo de ensaio foram adicionados 10 gotas de ácido clorídrico concentrado e foi observado se ocorria mudanças.

Ao segundo tubo de ensaio foi adicionado uma pequena quantidade de cloreto de amônio sólido.A mistura foi agitada e foi observado para ver se ocorria mudanças.

Em seguida os tres tubos foram colocados um ao lado do outro e foi observado se havia mudanças na coloração.

Os dois promeiros tubos foram levados ao banho-maria e foi observado o que acontecia na reação.

Em seguida os mesmos tubos foram colocados em um banho de gelo e foi observado a reação.

PRÁTICA II

DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO COM ÍONS FERRO.

10 gotas de 0,1 M de cloreto de ferro (III) e 10 gotas de tiocianato de amônio 0,1 M foram colocados em uma proveta de 50mL para reagir.

Água destilada foi colocada também na proveta para completar o nível ate 50mL.

Foram separados três tubos de ensaio e em cada um foi colocado três ml desta solução.

Ao primeiro tubo foi adicionado mais 10 gotas de cloreto de ferro (III).

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com