TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo e Caracterização de Nanocompósitos: Nanowhiskers de Celulose em Etil Acetato de Vinila

Por:   •  14/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Estudo e caracterização de nanocompósitos: Nanowhiskers de celulose em Etil Acetato de Vinila

Estéfane Alessandra Souza Da Silva, estefane.alessandra@hotmail.com Arnaud Victor Dos Santos, avsantos@uneb.br

Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, Salvador Palavras Chaves: celulose, Nanowhisker, eva, TG-DSC

                        Introdução         Fibras naturais têm sido cada vez mais utilizadas no reforço de plásticos devido a sua alta abundância na natureza,        proporcionarem materiais de alto desempenho mecânico, possuírem caráter renovável e sustentabilidade ao meio ambiente. A celulose tem sido bastante utilizada tendo em vista seu grau de importância ser vital na planta, sendo responsável pela proteção dos vegetais e dando apoio a célula. A celulose é um polissacarídeo com fortes ligações de hidrogênio, o que a torna difícil de dissolver e desvendando uma cadeia muito rígida. Devido a suas propriedades, como alta área superficial e rigidez pode ser utilizada no reforço de matrizes poliméricas (M. Roohani et al. – 2008). A incorporação de whiskers de celulose como agentes de reforço, tem sido apontada como altamente eficiente, melhorando o desempenho de        polímeros, mesmo quando em baixas concentrações (Birgit Braun; et al., 2008).

No caso da celulose os whirskers são obtidos através

de hidrolise ácida da polpa de celulose. Este processo provoca a remoção da fase amorfa, deixando apenas a fase cristalina da mesma. Após o processo de hidrolise ácida se faz necessária à remoção do ácido presente na matriz, pois caso esse permaneça na amostra o ácido continuará atuando sobre a celulose. Dessa forma, faz-se a centrifugação em que o ácido estará no sobrenadante a ser removido no processo. Muitas vezes o ácido permanece na amostra mesmo após centrifugação e o processo de osmose é realizado, onde o material é colocado em uma membrana e imerso em água ultrapura.

O Etil Acetato de Vinila (EVA) é um polímero formado pelo encadeamento de sequências aleatórias de polietileno e poli(acetato de vinila) e obtido por polimerização via radical livre em reatores de alta pressão. Possui como características de maior destaque a alta elasticidade, flexibilidade, boa tenacidade a baixas temperaturas, boa resistência mecânica e elevada resistência a quebra a baixas temperaturas (ZATTERA, Ademir J. e colaboradores – 2005).

Espera-se que ao agregar o nanowhisker ao EVA a resistência mecânica e térmica do copolímero aumente, melhorando o desempenho desde material que pode ser utilizado em áreas como automotiva, indústria de


embalagens e até construção civil.

Frente ao exposto e tomando como base a mesma linha de pensamento o presente trabalho tem como objetivo formular nanowhisker de celulose e com isso melhorar as propriedades mecânica e térmica.

                Metodologia         A polpa de celulose, moída e desmembrada em microfibras, foi colocada em um banho ultrassônico para reação em meio ácido sulfúrico 45% em massa, a 60 ºC durante 1 hora. Em seguida, a solução resultante foi        centrifugada a 5000 RPM removendo posteriormente o componente sobrenadante com uma pipeta. Na sequência, o volume foi recomposto com água ultrapura para uma segunda centrifugação do conteúdo. Este procedimento se repetiu em média por mais quatro vezes. Após a centrifugação todo material passou por um tempo em osmose, até obtenção de um pH levemente ácido. Uma pequena amostra de cada material foi colocada em tubos de ensaio e um teste visual foi realizado para verificar a formação do nanocompósito. O mesmo processo foi realizado também com papelão/ácido sulfurico e papelão/ácido cloridrico. Quatro tudos de ensaio foram colocados no banho ultrassônico, a cada 15 minutos um tudo foi retirado a fim de se verificar a variação que ocorre no material.

Uma vez obtidos os nanowhiskers foram incorporados

ao polímero EVA. A incorporação foi feita com nanowhiskers presentes em 1%, 2% e 3%. A adição do polímero ao whisker se dá por casting, que consiste na mistura de soluções dos componentes poliméricos seguida de evaporação do solvente. Neste caso o nanowhisker proporcionou a formação de filmes.

As técnicas utilizadas na caracterização foram: Análise Térmica (TG/DTG-DTA e DSC). A calorimetria exploratória diferencial (DSC) foi realizada com taxa de aquecimento de 10 °C/min de 25 até 150 °C, sob a atmosfera de nitrogênio. A análise termogravimétrica (TGA) foi realizada com aquecimento de 20 °C/min de 25 até 600 °C, sob a atmosfera de ar sintético.

        Resultados e Discussão         Das diferentes sínteses foi possível perceber que na matriz papelão apresentou coloração mais escura e a

adição do HCl fez com que a presença de material degradado na matriz fosse maior. Para as amostras que foram submetidas a investigação cinética foi possível perceber tons mais escuros ao longo do processo e a diminuição da viscosidade assim como da quantidade de fibras.

Alcançado o pH desejado um teste visual foi realizado para verificar a obtenção do nanocompósito. Quando o nanowhisker é formado é possível observar um arco-íris com uma lente polarizadora. Apenas a amostra com ácido sulfúrico / polpa da celulose apresentou este efeito no teste visual.

O material feito a partir da polpa de celulose triturada possui maior teor de sólido (10,3%) que o material feito a partir do papelão (0,21 e 0,032% respectivamente para H2SO4 / papelão e HCl / papelão). Isso ocorre porque no papelão a concentração de celulose é menor do que na polpa. o teor de sólido nas amostras é maior em tempo menor no banho ultrassônico. Conforme aumenta o tempo passa a porção amorfa da cadeia da celulose vai sendo quebrada durante a reação de hidrólise ácida. Por ter apresentado melhor desempenho no teste visual a polpa de celulose tratada em hidrolise ácida com ácido sulfúrico foi incorporada ao EVA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com