TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etanol de sorgo sacarino

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.967 Palavras (36 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 36

INTRODUÇÃO

Enquanto vivemos em uma crise energética pelo elevado preço do petróleo, muitos pesquisadores buscam fontes alternativas como meio para a produção de energias como a eletricidade e o calor.

Grande é a procura e pesquisa para recursos viáveis à produção de energias renováveis. Hoje em dia, o etanol tem sido considerado uma importante fonte de energia alternativa para o futuro, pois é ambientalmente sustentável.

As matérias orgânicas utilizadas para produção dessas energias é a biomassa, uma alternativa de grande eficiência na substituição do petróleo por ser uma fonte de energia mais limpa, renovável e abundante e os combustíveis dessa biomassa por sua vez, recebe o nome de biocombustíveis.

No Brasil o mais comum biocombustível é o álcool produzido pela cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima. O álcool é um termo genérico aplicado a uma série de compostos formados por átomos de Hidrogênio e Carbono, o termo álcool é a nomenclatura comum do álcool etílico ou etanol, cuja fórmula molecular é C2H5OH (CHIELLE et al, 2001).

Ele não é encontrado espontaneamente na natureza, e é obtido por diferentes processos a partir de diversas fontes. No Brasil, a biomassa é a fonte de maior significância, onde se destaca a cana-de-açúcar. Nos últimos tempos, o sorgo também vem ganhando destaque.

A cultura de sorgo tem uma importância estratégica no abastecimento de grãos e forragem do país, podendo contribuir com o equilíbrio nos estoques reguladores de grãos e forragem de qualidade, contribuindo com o crescimento sustentado da pecuária por garantir a oferta de alimentos, com redução de custos, permitindo maior competitividade ao setor.

Devido as grandes variações climáticas existentes no Brasil não é possível o cultivo da cana-de-açúcar em todas as regiões com o mesmo índice de produtividade encontrado nas regiões centro-sul e nordeste. Como alternativa encontra-se o sorgo sacarino (Sorghum bicolor L. Moench), que será apresentado, tendo em vista suas características diferenciais quanto ao clima e solo (D’ARCE, 2005).

O sorgo, uma gramínea cultivada em várias regiões do planeta, é o quinto cereal mais cultivado no mundo, ficando atrás do trigo, arroz, milho e cevada. Sua origem remonta da África há 5000 anos, na região do Sudão-Etiópia, espalhando-se pelas tribos do leste africano durante os últimos mil anos, devido à difusão da cultura. A introdução das primeiras sementes em território do continente americano deu-se através dos escravos levados para lá. O cultivo nos EUA deu-se por volta de 1850 em terras texanas, de onde se originou os tipos Rio e Roma, as quais são utilizadas para a geração de novos tipos híbridos (MACHADO, 2003).

Conforme a FAO, 440.000 km2 foram destinados para a produção de sorgo em todo mundo em 2004, entre muitas variedades existentes. O principal uso é de forragem, sendo também muito utilizado como alimento humano na África e Ásia. Sua principal característica é de ser resistente à falta de água e de se desenvolver em solos com características salinas (LINTON, 2012).

Sendo uma das diversas matérias-primas renováveis disponíveis para produção de etanol, especial destaque vem sendo dado ao sorgo sacarino. A velocidade do ciclo de produção, as facilidades de mecanização da cultura, o teor relativamente alto de açúcares diretamente fermentáveis contidos no colmo e a antecipação da colheita em quatro meses com relação à cana justificam esta posição de destaque (EMBRAPA, 2004).

O sorgo é uma dessas descobertas, é uma alternativa viável na produção do álcool por ter grande resistência na época da seca, de fácil plantio e ser uma planta de período de cultivo menor que o da cana de açúcar.

É uma alternativa eficaz e econômica onde complementam o tempo de trabalho de usinas fazendo com que as mesmas fiquem paradas por muito tempo, nos períodos de entressafra.

O objetivo desse trabalho a respeito deste assunto é explaná-lo de forma clara, relatando a história da plantação do sorgo, as vantagens da plantação para agricultores e usineiros, e a produção do etanol retirado dos colmos dessa planta.

Trata-se de um trabalho científico de conclusão de curso realizado com pesquisa bibliográfica documental em livros, artigos, periódicos, anais, bancos de dados, relatórios, teses, dissertações, meios eletrônicos de banco de dados oficiais, envolvimento e participação de professores.

1. A CULTURA DO SORGO

Sorgo é uma extraordinária fábrica de energia, de enorme utilidade em regiões muito quentes e muito secas, onde o homem não consegue boas produtividades de grãos ou de forragem cultivando outras espécies, como o milho.

A origem do sorgo está provavelmente na África, embora algumas evidências indiquem que possa ter havido duas regiões de dispersão independentes: África e Índia. Data-se que em meados do século XX o sorgo foi trazido para o Brasil, tendo como principais regiões produtoras Goiás e Minas Gerais (GONTIJO et al, 2004).

Faz parte da família das Poáceas, e é o cereal que está no 5º lugar entre os cereais mais importantes do mundo, atrás do trigo, arroz, milho e cevada. É usado como alimento humano em países da África, sul da Ásia e da América Central.

Tem grande semelhança com a cana-de-açúcar, pois em seus colmos apresenta caldo semelhante com grande quantidade de açucares fermentescíveis e por isso vem sendo utilizado para a produção do etanol nas mesmas instalações em que a cana é trabalhada (CORREA, 1996).

É uma planta com ciclo rápido e é plantado justamente na entressafra, pode obter o mesmo rendimento que outros cultivos, mas empregando menor quantidade de água. Sua resistência a locais secos se dá devido ao processo que possui para murchar as folhas, estas se enrolam ficando então uma menor superfície exposta á transpiração permitindo a planta suportar os momentos de seca (MENEZES, 1980).

Outro fator interessante sobre esta planta é a sua capacidade de latência durante a seca, que lhe permite voltar a crescer quando começa haver humidade.

Devido ao fato de não apresentar uma proteção para as sementes, como, por exemplo, a palha do milho ou as glumas do trigo e da cevada, a planta de sorgo produz vários compostos fenólicos, os quais servem como uma defesa química contra pássaros, patógenos e outros competidores.

Trata-se de uma planta mecanizável com grande quantidade de biomassa verde e alto rendimento de etanol, bagaço para a fonte de energia e forragem para animais, tem também um marcante teor nutricional podendo ser utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.9 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com