TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O etanol é o substituto ideal para o petróleo quando ele deixa de existir?

Resenha: O etanol é o substituto ideal para o petróleo quando ele deixa de existir?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

1. O etanol é um substituto perfeito ao petróleo quando este deixar de existir?

R: Com a mesma eficiência e abundância que usamos o petróleo, é difícil. Mas poderemos substituir onde pudermos por energia hidrelétrica. E embora tenhamos um bom potencial, temos uma enorme defasagem nas redes de transmissão, por isso ainda está longe o dia em que poderemos trocar o fogão a gás pelo elétrico. Ou o aquecimento à gás por eletricidade em regiões frias.Outros substitutos, como a energia solar e eólica ainda não tem muita expressividade, mas novas tecnologias de captação estão sendo oferecidas a cada dia. Pode ser uma boa aposta no futuro, temos uma ótima insolação e nosso litoral tem um bom regime de ventos. Finalmente, temos os bicombustíveis. É um bom substituto, tem um bom rendimento e dá até para fazer plástico a partir do etanol. Porém, o maior objetivo dos bicombustíveis é abastecer a frota de veículos. Pode ser que no futuro esta prioridade seja repensada, visto que o advento do bicombustível está reconfigurando a finalidade da agricultura, que é alimentar os seres humanos. Há também a energia nuclear que, se bem cuidada, é a mais limpa possível. Se mal cuidada, é um desastre apavorante. O melhor substituto vai depender disponibilidade do local e dos incentivos que cada um recebe.

Para o Brasil poderá ser uma boa alternativa. Nosso país é um dos maiores produtores mundiais de etanol a partir da cana-de-açúcar e pode ampliar grandemente esta produção, gerando empregos, desenvolvimento de pesquisas e tecnologias nacionais, o que é um excelente fator para a captação de riquezas do exterior via exportações. O etanol, além de poder ser usado como combustível verde pode ser fonte de criação de monômeros (unidades moleculares repetitivas) para a formação das moléculas de plástico (polímeros), substituindo o petróleo na confecção de plásticos e outros materiais. A eliminação de água do etanol gera o etileno: H3C-CH2-OH ---> H2C=CH2(etileno) + H2Ouma das principais moléculas para a produção dos mais diferentes tipos de plásticos. A partir do etileno, que é uma substância muito eclética em relação à fabricação de plásticos, podemos produzir o óxido de etileno, ftalato, ácido acrílico, etc., que são monômeros utilizados na fabricação dos plásticos. Com estes monômeros e com seus derivados sintéticos podemos formar o PVC, o polietileno, o poliftalato, acrílico, isopreno e uma infinidade de plásticos, borrachas e outros materiais que hoje dependem do petróleo como fonte de matéria prima.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »