TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das Leis da Ciencia

Por:   •  15/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.897 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16
  1. Evolução e as leis da ciência: as leis da termodinâmica

A maioria dos livros didáticos afirma que: "[O]s princípios da termodinâmica existem desde a criação do universo". Grande parte da tecnologia de engenharia disponíveis hoje é baseada nas verdades fundamentais consagrados nas leis da Termodinâmica. Porém, estas leis têm aplicação para o debate criação/evolução como alguns pesquisadores sugerem? O que eles realmente dizem e querem dizer?

A palavra “Termodinâmica” vem de duas palavras gregas: therme, que significa "calor" e dunamis, que significa "força" ou "poder". A termodinâmica pode ser resumida essencialmente como a ciência do calor-energia, incluindo, trabalho (que pode ser definido como a energia necessária para mover uma força por uma determinada distância), a energia potencial, energia interna, e a energia cinética. Os princípios e as leis básicas da termodinâmica são entendidos completamente hoje pela comunidade científica. Assim, a maior parte do trabalho com os princípios da termodinâmica é realizada por engenheiros que simplesmente utilizam os princípios já entendidos. Um profundo conhecimento dos princípios da termodinâmica que regem nosso universo pode ajudar um engenheiro a compreender eficazmente como controlar o impacto do calor em suas transformações.

  1. A primeira e segunda lei da termodinâmica

Embora existam muitos princípios termodinâmicos importantes que governam o comportamento da energia, talvez os princípios mais importantes na controvérsia criação/evolução são a primeira e segunda lei da termodinâmica. Quais são essas leis que, não só são vitais para o trabalho de um engenheiro, mas central para este debate?

  1. A primeira lei

A Primeira Lei da Termodinâmica foi formulada originalmente por Robert Mayer (1814-1878). Ele declarou: “dada uma determinada quantidade de energia num sistema fechado, a energia vai permanecer constante, embora ele irá mudar de forma” (Figura 1). Como evolucionista Willard Young diz que na definição da Primeira Lei, "A energia pode ser criada nem destruída, mas só pode ser convertida de uma forma para outra".

[pic 1]

Este princípio, também conhecido como o "princípio da conservação de energia", pode ser demonstrado pela queima de uma peça de madeira. Quando a madeira é queimada, transforma-se em um estado diferente. O valor original de energia presente antes da queima ainda está presente. No entanto, muito do que a energia foi transformada em um estado diferente, ou seja, o calor. Nenhuma energia desapareceu do Universo, e nenhuma energia foi trazido para o universo através da queima da madeira. No que diz respeito a Primeira Lei, pode-se dizer que:

o princípio da conservação da energia é considerada como a "lei da natureza" mais importante e fundamental presentemente conhecidas pela ciência, e é uma das mais firmemente estabelecida. Estudos intermináveis e experimentos confirmam a sua validade.

Este princípio é conhecido por ser um fato sobre a natureza, sem exceção.

A base de todas as leis da natureza é a evidência experimental, e isto é verdade também da primeira lei da termodinâmica. Muitas experiências diferentes têm sido realizadas sobre a primeira lei, e cada um, até agora, verificou-se direta ou indiretamente. A primeira lei nunca foi refutada.

É por isso que o Dicionário de McGraw-Hill de Desenvolvimento Científico e Termos Técnicos define uma lei científica como "uma regularidade que se aplica a todos os membros de uma ampla classe de fenômenos.

Mas o que é realmente importante é que essas leis físicas, bem como sendo imutável, são universais. Eles não se aplicam apenas para o arremesso de uma bola, mas para o movimento de um planeta e tudo o mais no universo. Ao contrário de leis feitas por seres humanos, as leis da natureza não podem ser quebradas.

  1. A segunda lei

A segunda lei baseia-se em primeiro lugar, afirmando que embora haja uma quantidade constante de energia em um determinado sistema, esta não é meramente transformada em diferentes estados, mas a energia vai se tornando menos utilizável. Estendendo o exemplo da primeira lei, após a madeira ser queimada, a quantidade total de energia ainda é a mesma, mas transformada em outros estados de energia. Esses estados de energia (por exemplo, cinzas e calor dissipado para o ambiente) são menos recuperáveis e menos acessíveis (Figura 2).

[pic 2]

Explicando a grosso modo:

A segunda lei da termodinâmica ... diz, que, em qualquer mudança o Universo se torna um lugar um pouco mais desordenado; a entropia sobe, o conteúdo de organização diminui. Esta tendência natural de desintegração e caos é evidente.

Este processo é irreversível. A energia é "irremediavelmente perdida para o homem e, portanto, 'desperdiçada', embora não seja destruída". Este princípio é conhecido como entropia. Simplificando, a entropia é o estado em que a natureza tende para a desordem e caos. Por exemplo: O trabalho de pintura de uma casa, mantêm sua aparência ao longo do tempo? Será o quarto do seu filho realmente tornar-se mais limpa por conta própria, ou será que tendem para a desordem? Ou seja, embora o trabalho possa diminuir a entropia, não pode pará-la.

Outra maneira de expressar a Segunda Lei, em seguida, é "O universo está constantemente se tornando mais desordenado!" Visto dessa forma, podemos ver a segunda lei em tudo sobre nós. Nós temos que trabalhar duro para arrumar um quarto, mas para deixa-lo uma confusão e uma bagunça novamente é muito mais fácil. Mesmo que fechado ao longo do tempo este torna-se empoeirado e mofado. Como é difícil manter casas, máquinas e nossos próprios corpos em perfeito estado de funcionamento, mas é fácil sua deterioração. Na verdade, todos nós temos que fazer é nada, e tudo se deteriora, colapsa, quebra, se desgasta, por si só, e é isso que a Segunda Lei é.

A entropia é simplesmente um fato da natureza. Entropia pode ser minimizado neste Universo, mas não pode ser erradicada. É aí que os engenheiros vêm. Engenheiros trabalham para descobrir formas de minimizar a perda de energia e maximizando a energia útil antes de ser perdida para sempre. Milhares de trabalhos de engenharia são dedicados a abordar esta verdade fundamental da Segunda Lei da Termodinâmica. Sua conta de energia é afetada diretamente por ele. Se a Segunda Lei não era fixo-imutáveis-engenheiros não poderia desenvolver a tecnologia necessária para maximizar a energia utilizável, diminuindo assim os custos de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (88.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com