TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência para determinar a concentração de ácido acético (H3CCOOH) em vinagre

Seminário: Experiência para determinar a concentração de ácido acético (H3CCOOH) em vinagre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Seminário  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVO: Sabendo que o vinagre consiste essencialmente de uma solução de acido acético, iremos determinar o teor dessa substância no vinagre. E iremos comparar os resultados obtidos com o valor de referência fornecido pelo fabricante.

RESUMO: Este experimento foi feito para que se pudesse determinar a

concentração de ácido acético (H3CCOOH) no vinagre. Para isso foi misturado

uma solução de hidróxido de sódio (de concentração molar de 0,1mol/L) a uma

solução de ácido acético de. Para se determinar essa

concentração, usaram-se conceitos como indicadores ácido-base, titulação e

transformações molares. Além de determinar a concentração de ácido acético,

o experimento visa verificar quanto de hidróxido de sódio é necessário para

neutralizar a solução.

INTRODUÇÃO:

Titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com a maior concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

Na titulação deste experimento faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência.Este, irá variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.

MATERIAIS E MÉTODOS:

I. Materiais Utilizados:

1) Erlenmeyer (1)

2) Pipeta graduada 10 ml (1)

3) Pipeta volumétrica 20 ml (1)

4) Becher 25 ml (3)

5) Becher 50 ml (1)

6) Becher 100 ml (2)

II. Reagentes Utilizados:

1) Ácido acético (vinagre) CH3COOH

2) Solução alcoólica de fenolftaleína a 1% (m/V)

3) Hidróxido de sódio NaOH

4) Água destilada

III. Procedimento Experimental:

Usamos uma pipeta volumétrica para transferir uma amostra de 2ml de vinagre para um erlenmeyer de 250ml. Adicionamos então cerca de 10 ml de água destilada e 3 a 4 gotas do indicador de fenolftaleina a 1%(m/v). O erlenmeyer de 250ml foi posto embaixo de uma bureta zerada com NaOH (Hidroxido de sódio).

Dando inicio a titulação gotejou-se lentamente a solução de NaOH contida na bureta sobre a solução de acido acético do erlenmeyer sob uma agitação constante. Quando uma mudança de coloração (levemente rosada) da solução foi visualizada fechamos o dispositivo da bureta que permite o gotejamento do liquido, finalizando a titulação. Anotou-se o volume de NaOH gasto no processo. Toda a louca foi lavada para que pudéssemos repetir o processo duas mais vezes.

Com as informações obtidas calculamos a concentração de acido acético na solução-amostra de vinagre, e assim, podemos os resultados obtidos em todas as três vezes que repetimos o experimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Equação geral:

CH3COOH(aq)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com