TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Liquido - liquido

Por:   •  19/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ENGENHARIA DE PETRÓLEO

BRUNA ARAUJO QUEIROZ

HILEM DOS SANTOS CONCEIÇÃO ALVES

IGOR SANTOS DE ALMEIDA

JOSÉ JOAQUIM DA SILVA JÚNIOR

ROBERTA REIS SANTOS

EXTRAÇÃO LÍQUIDO - LÍQUIDO

ARACAJU, SE – BRASIL

2016

BRUNA ARAUJO QUEIROZ

HILEM DOS SANTOS CONCEIÇÃO ALVES

IGOR SANTOS DE ALMEIDA

JOSÉ JOAQUIM DA SILVA JÚNIOR

ROBERTA REIS SANTOS

EXTRAÇÃO LÍQUIDO - LÍQUIDO

Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Processamento em Petróleo e Gás, ministrada pela professora Marcela Hardman, no 1º semestre de 2016.

ARACAJU, SE – BRASIL

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        .

2.        OBJETIVOS        .

2.1. OBJETIVO GERAL        .

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        .

4.        METODOLOGIA        .

4.1. MATERIAIS        .

4.2. MÉTODO        

5.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        .

6.        CONCLUSÃO        .

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        .

RESUMO

Quando acontece a extração do petróleo no poço, ele vem todo misturado, porém é necessário que haja a separação do gás, óleo e água para que possa ser comercializado. A extração líquido-líquido é muito utilizada na indústria do petróleo por ter uma importante função no controle e no acompanhamento do TOG na água produzida. Para determinar o TOG é necessário realizar a extração, para que o óleo presente na água seja dissolvido na amostra de solvente. Uma extração líquido-líquido é a separação dos constituintes imiscíveis, misturados em um líquido por meio de um tratamento com um solvente no qual um ou mais componentes se dissolvem. O soluto é extraído de um solvente para outro, porque este é mais solúvel no segundo solvente do que no primeiro. Os dois solventes devem ser imiscíveis (não se misturam), e devem formam duas fases ou camadas separadas, para que esse procedimento funcione. O objetivo desse experimento é realizar a extração líquido-líquido em uma amostra de emulsão óleo-água utilizando dois solventes diferentes e com isso analisar a separação do óleo e da água.

Palavras-chave:Extração, Soluto, Solvente, emulsão.

ABSTRACT

When the extraction of the oil happens in the well, it’s completely mixed, however it’s necessary that there’s the separation of the gas, oil and water so that it can be marketed. The extraction liquid-liquid is very much used in the industry of the oil because of having an important function in the control and in the attendance of the TOG (oil content and fatty acid) in the produced water. To determine the TOG it’s necessary to carry out the extraction, so that the present oil in the water is dissolved in the solvent sample. An extraction liquid-liquid is the separation of the constituent immiscible ones, mixed in a liquid through a treatment with a solvent in which one or more component they’re dissolved. The solute is extracted of a solvent for other because this one is more soluble in the solvent second of which in the first one. Two solvents must be immiscible (they’re not mixed), and must that they form two phases or separate layers, so that this proceeding works. The objective of this experiment is oil-water carries out the extraction liquid-liquid in an emulsion sample using two different solvents and in spite of the fact that analyses the separation of the oil and of the water.

Key Words:Extraction, Soluto, solvent, emulsion.

1-INTRODUÇÃO

Extração líquido-líquido, também conhecido como extração por solvente e partição, é um método utilizado para separar compostos baseado em suas diferentes solubilidades em dois líquidos diferentes imiscíveis, normalmente água e um solvente orgânico. A extração é um método de separação que requer a introdução do solvente na separação dos componentes da mistura.

Duas misturas líquidas miscíveis são efluentes do processo: uma rica em solvente e contendo parte do soluto, denominada extrato; a outra contendo o restante da carga e parte do solvente, denominado refinado. Em outras palavras, é a separação de uma substância de uma mistura por preferencialmente dissolver esta substância em um solvente adequado. Por este processo, um composto solúvel é normalmente separado de um composto insolúvel.

 Extração de solvente é utilizado no reprocessamento nuclear, processamento de minérios, a produção de compostos orgânicos finos, o processamento de perfumes e outras indústrias.

A extração líquido-líquido tem bastante utilidade no processamento de petróleo por ter uma função importante no controle e no monitoramento do TOG na água produzida. Para determinação do TOG é necessário realizar a extração, para que dessa forma o óleo presente na água seja dissolvido na amostra de solvente.

Para que a extração ocorra, se faz necessário a utilização de um solvente com uma alta solubilidade ao óleo. Os solventes possuem algumas características tóxicas e devem ser manuseados com cuidado para não ser inalado nem ingerido.

2- OBJETIVOS

2.1- OBJETIVO GERAL

  • Realizar a extração líquido – líquido em uma amostra de emulsão óleo – água.

2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Realizar a extração líquido-líquido de amostras de emulsões O-A utilizando éter de petróleo como solvente.
  • Realizar a extração líquido-líquido de amostras de emulsões O-A utilizando hexano como solvente.
  • Realizar a extração líquido-líquido de amostras de emulsões O-A utilizando clorofórmio como solvente.
  • Determinar o solvente mais eficiente para extração.

        

3- REVISÃO DA LITERATURA

3.1- DEFINIÇÃO


Extração líquido-líquido é a separação dos constituintes misturados
num líquido, por meio de um tratamento com um solvente extratante, no qual um ou mais dos componentes desejados se dissolvem preferencialmente neste solvente. Os processos requerem contato íntimo entre solvente e solução, separação das duas fases resultantes e, remoção e regeneração do solvente de cada fase como ilustrado da figura 1 abaixo: (Coulson e Richardson, 1968)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (465.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com