TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сonceito de agente secante e sua utilização na remoção de pequenas quantidades de água presente na fase orgânica após uma extração liquido-liquido revisar

Seminário: Сonceito de agente secante e sua utilização na remoção de pequenas quantidades de água presente na fase orgânica após uma extração liquido-liquido revisar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Seminário  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  2.195 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÀ– UTFPR

Campus de Ponta Grossa

Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos

Brenda Teixeira

Larissa Teleginski

Luciane Fagundes

Priscila Simões

Vanessa Ferreira

Secando os produtos obtidos em uma reação com o uso do evaporador rotativo

Ponta Grossa, 12 de Maio

1⁰ semestre de 2014

Secando os produtos obtidos em uma reação com o uso do evaporador rotativo

Objetivos:

Nesta prática será abordado o conceito de agente secante e sua utilização na remoção de pequenas quantidades de água presente na fase orgânica após uma extração liquido-liquido revisar o conceito e ponto de ebulição e o efeito de abaixamento da pressão externa no mesmo, com aplicação direta na utilização do evaporador rotativo na concentração de soluções orgânicas.

Introdução:

Na química existem muitos compostos orgânicos que são mais solúveis em água do que propriamente em um solvente orgânico e para ocorrer certa solução são necessárias grandes quantidades de solventes orgânicos. Tal procedimento pode ser evitado utilizando-se um aparelho de extração contínua onde se utiliza pequenas quantidades de solvente obtendo o mesmo resultado.

Extração continua

O termo extração pode ser dividido em duas aplicações a extração líquido-líquido e a extração sólido – liquido. A extração líquido-líquido é uma operação que consiste na distribuição de um ou mais solutos entre duas fases liquidas onde cada uma tem o seu coeficiente de solubilidade diferente. Já a extração sólido – líquido que pode também ser chamada de lixiviação é uma técnica unitária que tem por objetivo a separação de um ou mais componentes de uma mistura sólida através de um solvente líquido

Para isso existem as técnicas de extração contínuas ou descontínuas que no caso se a substância a ser extraída for mais solúvel em solvente orgânico que na água, recorre-se ao método descontinuo e quando a substancia a ser extraída for mais solúvel em água utiliza-se o método de extração continua. Para escolher a técnica ideal é necessário saber a facilidade de dissolução da substancia, e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído.

O método contínuo é mais utilizado para extração sólido – liquido, para isso utilizam-se aparelhos chamados Soxhlet, descritos a seguir.

Principais Aplicações

A operação de extração continua é uma operação de separação e também de purificação e por sua vez também é muito comum a nível industrial. A extração é muito comum em grandes empresas que comercializam aromatizantes, perfumes colônias, onde o principal objetivo é extrai componentes, aromas e óleos de plantas.

A extração sólido-líquido é aplicada em indústrias como o óleo de soja, por exemplo, onde se utiliza o hexano como solvente, também é muito utilizado nas indústrias de café solúvel, na recuperação de urânio de minérios de baixo teor.

Vantagem da extração continua

A principal vantagem da extração contínua é sem duvida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com