TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A extração liquido-liquido consiste em uma etapa de separação na qual ocorre a transferência de um soluto presente em uma solução, chamada de alimentação, para outra fase líquida, a extratora composta por um solvente imiscível com o solvente da solução original (MORAES, 2011).

E uma operação na qual um composto dissolvido em uma fase liquida é transferida para outra fase líquida. A fase líquida que contém o composto a ser separado é denominada de solução e o composto a se separado é denominado de soluto. A fase líquida, utilizada para fazer a separação do soluto, é denominada de solvente. O solvente deverá ser mais insolúvel possível na solução (ROITMAN, 2002).

Quanto maior a relação solvente/carga, melhor será a extração, pois uma concentração maior de solvente na solução aumentará o potencial de transferência de massa do soluto para a fase líquida do solvente, com a consequente formação do extrato (ROITMAN, 2002).

Para realizar a extração, realiza de duas formas, continuada que é quando o composto orgânico é mais solúvel em água do que em solvente orgânico, e descontinuado que consiste em agir uma solução com solventes orgânicos num funil de separação a fim de extrair determinada substância. A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído.

Na química, especificamente na analise instrumental e, lida como fundamental com misturas que então podem ser heterogêneas ou homogêneas (soluções). O processo também é empregado quando se querem afastar de uma substância as impurezas nela contidas (ALVES; AMORIM; JANE; BARRET, 2010).

Uma operação bastante comum nos laboratórios que consiste em extrair uma substância orgânica de uma solução aquosa usando um solvente orgânico que não se misture com a água. A substância em presença de dois solventes se distribui neles em quantidades que permanecem constantes a uma temperatura constante, sendo as substâncias orgânicas geralmente mais solúveis em solventes orgânicos (ALVES; AMORIM; JANE; BARRET, 2010).

2. OBJETIVO

Extrair compostos orgânicos utilizando a técnica de extração: líquido-líquido aplicando os conceitos de polaridade e efeito do pH.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. MATERIAIS

 Argola para funil;

 Água destilada;

 Balança;

 Béquer de 100 ml;

 Chapa aquecedora;

 Clorofórmio;

 150 ml de uma solução HCL 2mols/L;

 250 ml de NaHCO3 saturada (ca. De 10%);

 200 ml de HCl 6mols/L;

 Funil analítico;

 Funil de Buchner e sistema a vácuo;

 Funil de separação;

 Mistura contendo 1g de aspirina e 1g de cafeína;

 Papel filtro;

 Proveta;

 Suporte universal.

3.2. MÉTODO

Dissolveu-se cerca de 2g de uma mistura contendo 1,03 de aspirina e 1,02 de cafeína em 50 ml de clorofórmio e transferiu para um funil de separação. Em seguida adicionou-se 20 ml de uma solução aquosa de NaHCO3 saturado, agitou-se cuidadosamente e desprendendo o gás com geração de muita pressão, o mesmo aliviando a pressão dentro do funil, e separou-se as fases, a parte inferior em um béquer e levou sobre uma chapa aquecedora até a evaporação total do solvente.

Logo após transferiu-se a fase aquosa do funil de separação para outro béquer e no mesmo adicionou cerca de 10 ml da soluça de HCl 2 mols/L.

Utilizou-se a filtração a vácuo para recuperar o sólido formado, deixou secar o papel filtro e fez-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com