TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liquido liquido

Por:   •  10/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO:

Compreender e dominar o uso da técnica de extração líquido-líquido sabendo utiliza-is de forma correta.

INTRODUÇÃO

A extração liquido-liquido é um dos métodos de separação mais utilizados, sua técnica consiste em partir a amostra em duas fases liquidas. Como a maioria das substancias são polares ou apolares o que muda de uma para outra é o grau de polaridade, portanto nesse tipo de método parte do analito fica preso no solvente, por este motivo para que haja uma extração próxima a 100% é imprescindível que sejam feitas várias extrações, ou seja, repetir o processo até que a substancia de interesse tenha sido totalmente arrastada pela afinidade que compartilha com o solvente utilizado. O que garante a qualidade da técnica é a afinidade que o analito e o solvente possuem e a quantidade de vezes em que o processo deverá ser repetido.

A extração liquido-liquido é utilizada por ser considerada uma técnica simples e de baixo custo, para realiza-la utiliza-se na configuração mais comum um funil de separação ou tubos de centrifuga, além de dispor-se de um número grande de solventes, puros e disponíveis comercialmente, os quais fornecem uma ampla faixa de solubilidade e seletividade.

Para analisar componentes se faz necessário que a substancia de interesse seja isolada e/ou separada para posteriores analises, a separação de reagentes pode ser feita de diversas formas através de técnicas diferentes, e é papel do analista identificar qual método é o mais eficiente para sua análise visando sempre o custo benefício.

MATERIAIS E REAGENTES

- Funil simples

- Funil de decantação

- Béquer

- Erlenmeyer

- Suporte universal

- Bastão de vidro

- Pissete

- Chapa de aquecimento

- Solução de bicarbonato de sódio

- Ácido acetilsalicílico

- Cafeína

- Ácido clorídrico

- Clorofórmio

PROCEDIMENTO

Na balança pesou-se 1g de ácido acetilsalicílico e 1g de cafeína, introduziu-se os reagentes em 20ml de clorofórmio. Posteriormente em um funil de decantação com 40ml de solução de bicarbonato de sódio adicionou-se a mistura (cafeína + clorofórmio + ácido acetilsalicílico) e agitou-se para que se misturassem as substancias. Após essa etapa deixou que descansasse o funil de decantação por alguns minutos. Depois de decantada formou-se uma mistura heterogenea com duas fases bem visíveis que por gravidade e polaridade foram separadas. Levou-se a primeira solução a uma chapa de aquecimento para a evaporação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com