TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Físico Quìmica Gases

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.183 Palavras (25 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS MORRINHOS

LINCENCIATURA EM QUÍMICA

GASES

GABRIELA BORBA, KELLY CAMPOS,

NEIMAR FRANCISCO, ROBSON

MORRINHOS
2015


[pic 2]

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS MORRINHOS

LINCENCIATURA EM QUÍMICA

GASES

GABRIELA BORBA, KELLY CAMPOS,

NEIMAR FRANCISCO, ROBSON

                                                                                                               Trabalho apresentando a disciplina de

                                                                                                      Físico Química, do curso  Licenciatura

                                                                                                      em  Química, do Instituto Federal de

                                                                                                      Educação Goiano, Campus Morrinhos.

                                                                                                       Prof. Dr. Willyam R. P. Barros

MORRINHOS
2015

Resumo

 
Presente em grande quantidade em nosso planeta os gases são substancia fluidas normalmente encontrada em misturas. Presente e visível  no nosso cotidiano como o gás de cozinha uma mistura de gás propano e  gás butano. Tornando assim de extrema importância o estudo destes gases para até mesmo a compreensão de fenômenos que ocorre no nosso dia a dia. Nosso objetivo  com este trabalho e apresentar algumas características dos gases, equações e leis que descrevem o comportamento dos mesmos.

palavra chave: gás ideal, gás real, pressões e equações

ABSTRACT

Present in large quantities on our planet gases are fluid substance normally found in mixtures. Present and visible in our daily lives for cooking the mixture of propane and butane. Thus making it extremely important to study these gases to even the understanding of phenomena occurring in our day to day. Our goal with this work and present some characteristics of gases, equations and laws describing their behavior.

Key word: ideal gas, real gas, pressures and equations

Sumário  

1.INTRODUÇÃO

2. DEFINIÇÕES BÁSICAS

3.LEI DE BOYLE

4.LEI DE CHARLES E DE GAY-LUSSAC

5.LEI DE AVOGADRO

6.MISTURAS DE GASES

7.GÁS IDEAL

8.EQUAÇÃO DO GÁS IDEAL

9.LEI DE DALTON DAS PRESSÕES PARCIAIS

10.GASES REAIS

11.EQUAÇÃO DE ESTADO DE VAN DER WAALS

12.COSTANTE DE de Van der Waals

13.CONSTANTE  b de Van der Waals

1.INTRODUÇÃO

O estudo do comportamento dos gases deu origem a varias teorias químicas e físicas. Sob muitos aspectos, o estado gasoso e o mais fácil de ser investigado. As leis dos gases com base em observações experimentais e introduzimos o conceito de temperatura.

As leis dos gases e conveniente definir alguns termos básicos que são utilizados, falamos do sistema nos referindo a uma parte determinada do universo na qual estamos interessados. Um sistema pode ser uma coleção de moléculas de oxigênio em um recipiente, uma solução de NaCl, uma bola de tênis ou um gato siamês. Tendo definido um sistema, chamamos o resto do universo de vizinhança. Existem três tipos de sistema. Sistema aberto e aquele que pode trocar tanto massa como energia com sua vizinhança. Sistema fechado e aquele que não troca massa com sua vizinhança, mas pode trocar energia. Sistema isolado e aquele que não pode trocar nem massa nem energia com sua vizinhança.

A maior parte das propriedades da matéria pode ser dividida em duas classes extensivas e intensivas. A extensivas e propriedade cujos valores são diretamente proporcionais a quantidade de material presente no sistema, e a intensiva aquelas que não dependem da quantidade de material. Propriedades extensivas incluem massa, área, volume, energia e carga elétrica. A temperatura e densidade são propriedades intensivas, assim como a pressão e o potencial elétrico.  As propriedades intensivas são normalmente definidas como a razão entre duas propriedades extensivas.

Pressão = força              Densidade = massa

                 Área                                   volume

2.DEFINIÇÕES BÁSICAS

       Temperatura

A temperatura e uma propriedade muito importante em varias ramos da ciência e, não surpreendentemente, pode ser definida de diferentes maneiras. A experiência diária nos diz que a temperatura e uma medida de quão frio ou quente se encontra um objeto, mas para nossos propósitos precisamos de uma definição operacional. Considere o seguinte sistema composto de um recipiente com o gás A. As paredes do recipiente são flexíveis de forma que seu volume pode expandir e contrair. Esse e um sistema fechado que permite que calor flua para dentro em para fora do sistema, mas não a massa. A pressão inicial (P) e o volume (V) são PA e VA. Agora, colocado em contato com um recipiente similar do gás B a uma pressão PB e volume VB. Ocorrerá troca de calor ate que o equilíbrio térmico seja atingido. No equilíbrio, as pressões e os volumes de A e B terão mudado para PIA, VIA e PIB, VIB. É possível remover o recipiente A temporariamente, reajustar sua pressão e volume para PIIA e VIIA e ainda ter A em equilíbrio térmico com B a pressão PIB e volume VIB. De fato, pode ser obtido um conjunto infinito desses valores (PIA, VIA), (PIIA, VIIA), (PIIIA, VIIIA), que vão satisfazer as condições de equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (229.3 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com