TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferro é a Corrosão Eletroquímica

Artigo: Ferro é a Corrosão Eletroquímica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Ferro é a Corrosão Eletroquímica.

Esse é o tipo de corrosão mais comum na natureza por ocorrer com metais, geralmente na presença de água. A corrosão Eletroquímica pode ocorrer de duas formas, na primeira o metal está em contato com um eletrólito (solução condutora ou condutor iônico que envolve áreas anódicas e catódicas ao mesmo tempo), formando uma pilha de corrosão, como exemplo a formação de ferrugem. Na segunda forma dois metais são ligados por um eletrólito formando uma pilha Galvânica, por exemplo, se colocarmos uma placa de cobre e outra de ferro ambas imersas num eletrólito neutro aerado e coloca-las em contato, formando um circuito elétrico, cada placa Uma das formas é isolando eletricamente os dois metais, prevenindo assim a formação de par galvânico. Isto pode ser feito com plástico ou outros tipos de isolantes ou usar uma cobertura de graxa para separar o alumínio da peça de aço. Outra forma de manter os metais blindados contra compostos iônicos é a pintura.

Como vimos à corrosão Eletroquímica é mais comum no nosso cotidiano e ela pode se dar de duas formas: pilhas de corrosão e pilhas galvânicas. Dentro essas formas, abordamos a partem que recebe um nome de pilha Galvânica, cujo processo de corrosão é um princípio de oxirredução, aonde uma parte de oxida e outra parte se reduz. Devido a essa ocorrência gera-se certa tensão, o que por sua vez forma um circuito elétrico, aonde cada parte se torna um eletrodo e podendo acender uma lâmpada.

O processo de corrosão Galvânica pode gerar dois pontos, um positivo e um negativo para a nossa sociedade, um lado positivo é que esse processo é explorado nas pilhas e baterias, mas o lado negativo é a deterioração do material, diminuindo sua vida útil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com