TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força Intermolecular Relatório de aula prática

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

TURMA: Química Orgânica Experimental I – G1

PRÁTICA : Número 7

TÍTULO: Interação intermolecular e teste de instauração. 

ALUNOS: Afonso dos Reis Alvarenga; Crislaine de Lourdes Moreira; João Carlos Gama; Rebeca Alves Rios Dias.

  1. OBJETIVOS 

Essa prática objetiva identificar a interação intermolecular e a presença ou não de instauração nas moléculas analisadas.

  1.  PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 

Foram realizados três experimentos: interação intermolecular, cadeias saturadas e insaturadas e influência da cadeia carbonada em solubilidade de álcoois.

No primeiro experimentos, de interação intermolecular, foram necessários 9 tubos de ensaio, onde adicionou-se um reagente e um solvente, agitou-se e observou-se a solubilidade de cada caso.

Nos tubos 1 e 2 utilizou-se como reagente a ponta de espátula de cloreto de sódio, já como solvente no 1 adicionou-se 2mL de água e no 2, 2mL de etanol. Nos tubos 3 e 4 utilizou-se como reagente 2mL de éter etílico, já como solvente no 3 adicionou-se 1mL de água e no 4, 1mL de hexano.  Nos tubos 5 e 6 utilizou-se como reagente 2mL de tolueno, já como solvente no 5 adicionou-se 1mL de água e no 6, 2mL de hexano. Nos tubos 7, 8 e 9 utilizou-se como reagente 1mL de água, já como solvente no 7 adicionou-se 2mL de etanol, no 8 2mL de t-butanol e no 9, 2mL de n-butanol.

No segundo experimento, de cadeias saturadas e insaturadas, preparou-se em um béquer de  50mL uma solução alcalina de KMnO4 e observou-se sua coloração. Em seguida, em 5 tubos de ensaio adicionou-se 10 gotas de hexano, ciclohexano, betacaroteno, ácido acético e clorofórmio observando e anotando a coloração de cada um. Adicinou-se então 2mL da solução alcalina prepara em cada um dos tubos e novamente anotou-se a cor observada e após 5min, observou-se a coloração de cada solução para anotação.

  1. RESULTADOS 

Interação intermolecular:

Tabela 1 – Solubilidade presente nas substâncias.

Tubo

Solubilidade

1

Solubilizou

2

Não solubilizou

3

Não mistura e forma sistema bifásico

4

Mistura homogênea

5

Não mistura e forma sistema bifásico

6

Mistura homogênea

7

Mistura homogênea

8

Mistura homogênea

9

Não mistura e forma sistema bifásico

Tubos 1 e 2: Por ser uma substância polar, o NaCl terá maior facilidade de se solubilizar em substâncias também polares. Foi o que aconteceu no experimento, este se solubilizou em água (polar), mas não se solubilizou por completo em etanol (apolar).

Tubos 3 e 4: O éter etílico é uma substância apolar, sendo assim se mistura melhor em seus semelhantes. O éter etílico em água (polar) não se misturou porque as polaridades são distintas, formando um sistema bifásico onde ocorreu separação da fase orgânica, da fase aquosa. Já com hexano (apolar) que é seu semelhante, hexano, este se misturou e formou uma mistura homogênea.

Tubos 5 e 6: O tolueno, assim como o éter etílico, é uma substância apolar, sendo assim se mistura melhor em seus semelhantes. O tolueno em água (polar) não se misturou e formou um sistema bifásico onde ocorreu separação da fase orgânica, da fase aquosa. Já com tolueno (apolar) que é seu semelhante, hexano, este se misturou e formou uma mistura homogênea.

Tubos 7, 8 e 9: A água é uma substância polar, sendo assim se mistura melhor em seus semelhantes. Mesmo que o etanol seja considerado apolar, ele possui em sua cadeia uma parte polar (OH), como a proporção adicionada no tubo de ensaio era maior em etanol do que em água, a parte polar do etanol se misturou completamente em água formando uma mistura homogênea.  Na mistura da água com o t-butanol observa-se que o composto solubilizou isso porque no t-butanol, a posição da hidroxila (-OH) favorece a interação molecular com água. Na mistura da água com o n-Butanol observou-se a formação de um sistema bifásico, ou seja, não dissolve, porque as ligações de hidrogênio álcool-água do n-butanol não conseguem compensar as ligações de hidrogênio água-água, que precisam ser rompidas para que ocorra o processo de dissolução.

Cadeias saturadas e insaturadas:

A solução alcalina de KMnO4 foi preparada em um béquer de 50mL, onde com o auxílio de duas pipetas volumétricas adicionou-se 10mL de KMnO4 0,01M e 10mL de hidróxido de sódio (NaOH) 6M, sob constante agitação.

KMnO4(aq) + NaOH(aq)            KOH(aq) + NaMnO4(aq)[pic 1]

Depois de pronta observou-se que a coloração da solução alcalina era roxa.

         Tabela 2 – Coloração das substâncias antes das solução de KMnO4 e depois de adicionada a solução.

Tubo

Substância

Coloração

(antes da solução alcalina)

Coloração

(depois da solução alcalina)

Coloração

(após 5min)

1

Hexano

Incolor

Verde escuro

Verde escuro

2

Ciclohexano

Incolor

Verde escuro

Verde um pouco mais claro

3

Betacaroteno

Marrom avermelhado

Verde escuro

Marrom ferrugem

4

Ácido acético

Incolor

Roxo

Roxo

5

Clorofórmio

Incolor

Roxo

Roxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com