TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças Intermoleculares, Soluções e Coloides

Por:   •  11/11/2020  •  Exam  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Bahia  

Instituto de Química – Departamento de Química Geral e Inorgânica

Discente: Tamiris Soto Santos

Atividade 4

Forças Intermoleculares, Soluções e Coloides

Questão 1 (1,0)

Classifique os seguintes compostos por ordem crescente de ponto de ebulição: H2O, Xe, LiF,  LiI, H2, BaO, SiCl4. Justifique sua resposta.

Questão 2 (1,0)

(a) A acetona, CH3COCH3, é um solvente comum em laboratório. Entretanto, em geral, ela é  contaminada com água. Por que a acetona absorve água tão facilmente? Justifique sua  resposta.

(b) Explique a diferença nos pontos de ebulição do AsF3 (63 oC) e AsF5 (-53 oC).

Questão 3 (1,5)

Qual das seguintes substâncias em cada para é mais solúvel em hexano? Justifique sua  resposta para cada caso.

(a) CCl4 ou CaCl2?

(b) benzeno ou glicerol?

(c) ácido octanoico ou ácido acético?

Questão 4 (1,0)

Considere dois sólidos iônicos de fórmula molecular MX2 e MY2. Devido à diferença do ânion  os sais possuem diferentes valores de energias de rede. Considerando que as interações  soluto-solvente são iguais em ambos os sólidos, é possível fazer alguma previsão sobre a  solubilidade dos dois sólidos em água? Justifique sua resposta.

Questão 5 (1,0)

Fluorocarbonos eram, até recentemente, empregados como materiais para refrigeração. A  tabela abaixo apresenta dados de solubilidade de alguns fluorocarbonos gasosos a 25 oC e 1  atm.  

Composto Solubilidade (% em massa)

CF4 0,0015

CClF3 0,009

CCl2F2 0,028

CHClF2 0,30

(a) Explique a diferença de solubilidade para os compostos listados na tabela. (b) Calcule a constante de Henry a 25 oC para o CHClF2 e compare o valor encontrado à do N2 (6,2 x10-4 mol/L atm). Proponha uma explicação para a diferença observada.

1

Questão 6 (1,0)

(a) O sulfato de lítio dissolve exotermicamente em água. A entalpia de solução desse sal é  positiva ou negativa? Escreva a equação química do processo de dissolução. (b) Algumas suspensões coloidais parecem ser soluções, à primeira vista. Que procedimento  simples você poderia utilizar par distinguir coloides e soluções?

Questão 7 (1,0)

A concentração de metais pesados no meio ambiente é geralmente expressa em ppm (partes  por milhão) ou ppb (partes por bilhão). Uma solução em que a concentração é 5 ppb em  massa tem 5 g do soluto para cada bilhão de gramas de solução. A Organização Internacional  de Saúde considera que a concentração máxima permitida de chumbo em água potável é de  10 ppb. Você tem que analisar a concentração de chumbo em um reservatório, mas seu  equipamento só detecta chumbo em concentrações de até 1 x 10-8 mol/L. Seu equipamento  é satisfatório? Explique seu raciocínio. Considere a densidade da solução nessas condições  sendo 1,00 g/cm3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com