TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força Intermoleculares

Exames: Força Intermoleculares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

Ligações Intermoleculares

As forças intermoleculares ou ligação intermolecular (termo que também é usado, mas não é o adequado, pois as forças envolvidas não são da mesma intensidade que aquelas que produzem as ligações químicas.) são forças que mantém as moléculas unidas umas com as outras. Com exceção dos plasmas e dos gases nobres, toda a matéria é composta de átomos combinados em moléculas.

Quando as forças envolvidas não são da mesma intensidade que aquelas que produzem as ligações químicas, podemos chamar de forças intramoleculares. As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula vizinha. As forças de atração que possuem uma molécula individual em conjunto (ligações covalentes) são conhecidas como as atrações intermoleculares. Estas duas palavras são tão confusamente similares que é mais seguro abandonar um deles e nunca usá-lo, daí usar-se o termo "ligações" para as forças intramoleculares e o termo forças intermoleculares para a questão aqui em tratamento.

Essas forças são divididas em:

• Força dipolo-dipolo;

• Ligação de hidrogênio;

• Íon-dipolo;

• Dispersão de London;

• Dipolo induzido.

Força Dipolo-dipolo

A interação química Dipolo-dipolo ou Dipolo Permanente é uma das propriedades de Van der Waals. É basicamente a força de atração que ocorre entre duas moléculas polares, quando ligadas pelos seus respectivos polos, ou seja, o polo positivo de uma molécula se liga ao polo negativo da outra molécula, como vemos no exemplo abaixo:

[H-Cl]→←[H-Cl]

O H é o polo + (positivo) da molécula e o Cl o polo - (negativo).

Ex: Pilhas quando conectadas algum eletrônico.

Ligação de hidrogênio

A Ligação de Hidrogênio é uma interação entre átomos de hidrogênio de uma molécula com átomos de elementos altamente eletronegativos (oxigênio, flúor e nitrogênio) de forma que o hidrogênio sirva como "elo" entre os átomos com os quais interage. As Ligações de Hidrogênio podem ser classificadas em intramolecular, que ocorrem na mesma molécula, e intermolecular, que ocorrem entre moléculas vizinhas.

Ex: A água (H2O), na qual o hidrogênio de uma das moléculas formadoras da substância interage com o núcleo eletrodenso do oxigênio, necessariamente de outra molécula de água vizinha, o que ocasiona o fenômeno de tensão superficial. No geral, todas as características e propriedades físicas particulares da água resultam de sua estrutura molecular.

Ligação Íon-dipolo

A ligação Íon-dipolo ou ligação covalente é um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.

Ex: A Íon-dipolo (ou ligação covalente) permite, em certos casos, a formação de longas moléculas, tais como a da substância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com