TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função química inorgânica

Por:   •  26/6/2017  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

1 Função química inorgânica

        A Cal é usada em construções desde a antiguidade, segundo Guimarães(1997), somente na civilização egípcia que ela passa a ser amplamente utilizada, o uso desse material foi passado para a Grécia e logo após para Roma, assim influenciando inúmeras regiões ao longo da história.

        Segundo Sequeira(2007), Cal é uma material que aparecer tanto como óxido de cálcio(CaO), oxido de magnésio(MgO) ou como hidróxidos (Ca (OH) 2 e Mg (OH) 2).

        Na engenharia civil a Cal é utilizada na obtenção de argamassas que são constituídas de água, areia, cimento e cal hidratada. A cal virgem não pode ser usada diretamente na argamassa, é necessário hidrata-la, antigamente esse processo era realizado durante a construção, mas atualmente esse processo já é feito durante a produção para assim economizar tempo e dinheiro.        

        Cal utilizada na construção não existe pronta na natureza, ela é obtida através do derivado dos calcários, dolomitos e conchas calcárias, que seriam a matéria prima CaCo3 (Carbonato de cálcio), após passam pelo processo de calcinação e de hidratação, ou seja para a obtenção é necessário a extração da rocha, a britagem, calcinação (Cal virgem), Moagem e a hidratação (Cal hidratada).

        A qualidade do material obtido depende primeiramente da rocha utilizada. Podem formar cal cálcica com alto teor de oxido de cálcio, cal dolomítica possui a relação entre as quantidades de óxidos de cálcio e de magnésio igual à molecular CaO/MgO e cal magnesiana que possui teor de óxido de magnésio intermediário entre a cal cálcica e a cal dolomítica (GUIMARÃES, 1997).

  1. Processo de calcinação

Segundo Cincotto(1977), através da dissociação térmica é obtido os óxidos de cálcio e de magnésio, como mostra as equações:

[pic 1]

  1. Processo da Hidratação da Cal

Segundo Cincotto(1977), as equações de tais processos são as seguintes:

[pic 2]

  1. Função química produzida        

O processo de obtenção de aço para ser utilizado na construção civil gera enormes quantidades de gás carbônico (CO2), boa parte das construções utilizada aço em grandes ou pequenas quantidades.

Durante a produção do aço é acrescido carbono para assim se chegar a uma resistência mecânica desejada. O ferro se encontra na natureza em forma de oxido. Podendo ser magnetita ou hemática, segundo Alves (1987), a hematita é o minério mas usado no Brasil.

A produção é feita através da fusão dos minérios em fornos, coque ou carvão de madeira é usado como combustível, a combustão do coque fornece CO2 e calor, o encontro de excesso de carvão das camadas superiores transforma o CO2 em CO, assim efetuando a redução do minério de ferro (STACHERA;2007). A reação química é a seguinte:

[pic 3]

Tal geração de gases do efeito estufa na produção do aço é preocupante visto que é um material de ampla utilização e inúmeras aplicações na engenharia civil, como atualmente o ponto de vista ecológico é de fundamental importância nos processos de construção ou produção, não podemos ser complacentes com a destruição do nosso ecossistema, e se por possível a captura e remoção de CO2 deve ser na própria fonte para que assim possamos evitar danos a atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com