TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geofísica Levantamento Magnético

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

Levantamento Magnético

É um método que investiga a geologia com base em informações do campo magnético terrestre resultantes das propriedades magnéticas das rochas em subsuperfície.

Os levantamentos magnéticos podem ser realizados em terra, no mar e no ar. E a velocidade de aquisição e processamento torna um método muito atraente na busca de depósitos minerais.

Parte do princípio físico em que força F entre dois polos magnéticos de intensidades  e , separados por uma distância r, é dado por[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Onde a força é atrativa se os polos forem de sinais diferentes e repulsiva se forem de mesmo sinal.

O levantamento magnético de uma área delimitada consiste na obtenção de medidas de intensidade do campo magnético (campo total) ou de suas componentes em pontos ou estações distribuídas na área, utilizando-se instrumentos que podem ser de um ou mais tipos, conforme a necessidade do ambiente de estudo: terrestre, marinho ou aéreo.

Em ambiente terrestre são geralmente realizados sobre áreas relativamente pequenas, sobre um alvo previamente definido. O espaçamento entre as estações é geralmente da ordem de 10 a 100 m.

A maioria dos levantamentos é realizados pelo ar, com o sensor rebocado num suporte conhecido como ‘pássaro’ (‘Bird’).

No mar os levantamentos são similares ao aéreo. Rebocado num ‘peixe’ (‘Fish’) atrás de um navio.

Depois da aquisição dos dados é necessário realizar uma correção deste, pois o dado sofre várias interferências. Estas correções são denominadas de variação diurna, geomagnética e de elevação e terreno.

Os efeitos da variação diurna podem ser removidos de várias maneiras. Uma delas é o método similar ao do monitoramento da deriva gravimétrica, no qual o magnetômetro é lido durante todo o dia, numa estação fixa.

Para a correção geomagnética o método mais rigoroso é o uso do IGRF, que expressa o campo magnético não perturbado em termos de um grande número de harmônicos e inclui termos temporais para a correção da variação secular.

As correções de elevação e terreno são raramente aplicadas, tendo já aplicado as correções diurna e geomagnética. A influência topográfica pode ser importante no levantamento de solo, pois depende das propriedades magnéticas das feições topográfica.

Depois do processo de correção do dado, o resultado é um mapa de potencial do campo magnético. Estes mapas são usados amplamente na busca de depósitos de minerais metálicos, e ainda pode ser empregada em investigações geotécnicas e arqueológicos.

Levantamento Gravimétrico

Os levantamentos gravimétricos têm como base as variações do campo gravitacional da Terra causados pela diferença de densidade das rochas em subsuperfície. O método pode ser realizado em todos os ambientes, sendo que no ar o método pode ser empregado em áreas com grandes extensões, quanto em áreas marinhas em menor extensão.

O método tem como fundamento o princípio da Gravidade Universal de Newton, que afirma que a força de atração F entre duas massas,  e , separadas por distancia r entre elas, e é obtida por:[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com