TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiente ocupacional produtos químicos

Por:   •  14/6/2021  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Estácio da Bahia

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Disciplina: Higiene do Trabalho          Módulo: Agentes Químicos

Aluna: Taline Valéria Góes Reis

Matrícula: 201810012848

ATIVIDADE 02 – PRODUTOS QUÍMICOS

Referência do artigo: TOUNSADI, H.; METARFI, Y.; TALEB, M.; EL RHAZI, K.; RAIS, ZAKIA. Impact of chemical substances used in textile industry on the employee's health: Epidemiological study. Ecotoxicology and Environmental Safety, Vol: 197. Julho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecoenv.2020.110594.

A indústria têxtil é amplamente conhecida como um dos segmentos industriais que mais utilizam produtos químicos em seus variados processos de fabricação. Alguns autores estimam que o setor utilize um gama de mais 8000 tipos de produtos químicos. Dentre os quais, pode-se destacar os corantes.

Os corantes são substâncias capazes de conferir cor aos mais variados tipos de fibras têxteis. São compostos químicos utilizados na indústria de tingimento têxtil e são compostos por moléculas lipofílicas que contêm grupos funcionais baseados em um azobenzeno ou uma antraquinona. A natureza tóxica e biodegradável dos corantes os torna altamente prejudiciais à saúde humana e potenciais causadores de doenças que são transportadas ao corpo humano por meio de inalação, ingestão ou contato cutâneo.

O artigo se baseia numa pesquisa observacional realizada, no período de março a julho de 2018, em trabalhadores de uma indústria têxtil localizada na cidade de Fez, Marrocos. Cerca de 90 trabalhadores participaram do estudo e foram questionados sobre as atividades laborais desenvolvidas e o uso de produtos químicos nessas atividades; sobre o tempo da exposição aos produtos químicos; sobre as condições de trabalho e o uso de equipamentos de proteção; e sobre informações pessoais clínicas de sintomas otorrinolaringológicos, sintomas de dermatite e sintomas oftalmológicos.

        A maioria dos entrevistados responderam que realizam tarefas que utilizam produtos químicos perigosos e têm mais de 10 anos atuando no mesmo ramo, trabalhando 8 horas ou mais por dia. Além disso, 62% dos participantes relataram que não usam medidas de proteção individual de algum tipo, como luvas, óculos de proteção ou máscara de proteção com filtro. Com relação às informações clínicas pessoais, 65,5% confirmaram a presença de sintomas otorrinolaringológicos, 69% confirmaram a presença de sintomas de dermatite e 45,5% confirmaram a presença de sintomas oftalmológicos.

O estudo epidemiológico mostrou que os trabalhadores têxteis da área da fábrica estudada são diariamente expostos a produtos químicos perigosos e tóxicos que ameaçam suas vidas. Diante disso, é possível observar que existe uma relação direta entre a ausência de medidas de proteção ou a utilização de medidas não adequadas e insuficientes ao o aparecimento de sintomas otorrinolaringológicos, de dermatite e oftalmológicos.

Os resultados obtidos pelos autores evidenciaram a importância da utilização adequada de medidas de proteção e o seguimento das normas de segurança do trabalho. No entanto, apesar de ser um estudo realizado em uma pequena região do Marrocos, ele pode ser extensível a todo o setor têxtil, inclusive ao do nosso país. Pois, os produtos químicos aqui utilizados são da mesma natureza química, e assim como na região de estudo são potencialmente prejudiciais à saúde humana se não utilizado de maneira segura e dentro dos limites toleráveis vigorados pela legislação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com