TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAR O pH DE PRODUTOS DOMÉSTICOS

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CARLOS ALBERTO DA ROCHA

VERIFICAÇÃO DO pH DE ALGUNS PRODUTOS DE LIMPEZA

UTILIZANDO COMO INDICADOR O SUCO DO REPOLHO ROXO

JANAÚBA - MG

2015


CARLOS ALBERTO DA ROCHA

[pic 1]

VERIFICAÇÃO DO pH DE ALGUNS PRODUTOS DE LIMPEZA

UTILIZANDO COMO INDICADOR O SUCO DO REPOLHO ROXO

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Uberaba, pólo de Janaúba – MG, como parte integrante das atividades avaliativas do componente curricular Matemática e Química Aplicadas à Biologia.

ORIENTADOR(A): ANDRÉIA MOREGA LUZ

JANAÚBA- MG

2015

SUMÁRIO[pic 2]

Introdução...............................................................................................04

Materiais e reagentes.............................................................................05

Procedimento,,,,,,,,..................................................................................05

Conclusão...............................................................................................10

Referências.............................................................................................11


1. Introdução:

A partir de um indicador de ácido-base natural iremos analisar o pH de alguns produtos de limpeza que temos geralmente em casa. O indicador, neste caso, é o suco concentrado de repolho roxo. O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será. O conhecimento da característica ácida, básica ou neutra das substâncias que temos em nossas casas pode ser útil para futuras tomadas de decisão em caso de ocorrência de algum acidente doméstico envolvendo tais produtos, os quais serão relatados aos profissionais competentes à devida prestação de socorro.

A partir do experimento que será realizado tem-se como objetivo classificar os produtos de limpeza escolhidos para teste de acordo com a sua coloração apresentada ao reagirem com o indicador natural de ácido-base (suco de repolho roxo). O suco de repolho roxo funciona como indicador de pH porque é rico em antocianinas. As antocianinas naturalmente sofrem mudanças de cor de acordo com o pH do meio: ficam vermelhas em meio ácido, roxas em meio neutro e esverdeadas em meio básico. Quando em meio extremamente básico, as moléculas de antocianina são destruídas e o resultado é a cor amarela.

O objetivo deste experimento é classificar os produtos escolhidos para teste de acordo com a cor apresentada após a reação ocorrida com um indicador de ácido-base natural (suco de repolho roxo), e, de acordo com os resultados obtidos fazer o relatório dos grupos aos quais tais produtos de limpeza pertencem se ácido, básico ou neutro.


2. Materiais e reagentes:

        Foram utilizados os seguintes materiais para a execução do experimento:

  • 6 copos descartáveis
  • 1 repolho roxo
  • Liquidificador
  • Água filtrada
  • Peneira
  • Garrafa
  • Produtos de limpeza: creme dental, detergente, água sanitária, sal de cozinha (Nacl), leite de colônia (para limpeza de pele) e leite de vaca.
  • Suco de repolho roxo (concentrado e filtrado).
  • Conta-gotas (recipiente de dipirona)

3. Procedimento:

        Foi preparado o indicador ácido-base com oito folhas de repolho roxo e 400 ml de água. Batendo estas folhas com a água no liquidificador, por alguns minutos conseguimos um suco bastante concentrado de cor roxa. Posteriormente coamos este suco com o auxílio de uma peneira e reservamo-lo numa garrafa plástica conforme as fotos abaixo.

Figura 1: (repolho roxo e obtenção do suco)

[pic 3]  [pic 4] [pic 5] [pic 6]

Em seguida colocamos o suco de repolho em um conta-gotas improvisado feito com recipiente de dipirona (medicamento) e uma quantidade de cada produto de limpeza escolhido, misturado com água, em cada copo descartável sem exceder a metade do volume dos copos conforme a figura a seguir:

[pic 7] [pic 8][pic 9]

Figura 2: separação dos produtos em copos descartáveis

        Posteriormente, com o conta-gotas adicionamos aproximadamente 30 gotas do indicador de ácido base em cada um dos copos descartáveis e percebemos que a coloração do liquido alterou, em cada caso obtivemos um resultado diferente.

Na figura abaixo veja a escala de cores e seu respectivo pH:

[pic 10]

http://experimentosquimicos.blogspot.com.br/2011/06/analise-do-creme-dental.html

O primeiro produto a receber as gotas de indicador de ácido-base foi creme dental dissolvido em água. Observe a cor que surgiu após a adição do reagente:

[pic 11]

Figura 3: creme dental dissolvido + indicador

        Com base na cor gerada, podemos fazer uma comparação com a cor correspondente presente na escala de pH da figura anterior e afirmar que o creme dental observado tem um caráter um pouco básico com pH em torno de 7,5 a 8,5.

        O segundo produto a ser testado foi o detergente Ypê Clear, que naturalmente se mostra incolor. Adicionamos em torno de 30 gotas de indicador de ácido-base e obtivemos o seguinte resultado confirme a figura a seguir:

[pic 12]

Figura 4: detergente diluído em água + indicador ácido-base

        Comparando com as cores da tabela de indicação de pH podemos afirmar que o detergente possui caráter ácido, com pH em torno de 2,5 a 3,5.

        O terceiro produto testado foi a água sanitária e apresentou a seguinte coloração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (282.7 Kb)   docx (169.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com