TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE METROLÓGICO DE PRODUTOS E PROCESSOS. MEDIDOR DE PH

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1]

Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT

CEP 78705-050 – (66) 3411-7600

CONTROLE METROLOGICO DE PRODUTOS E PROCESSOS.

MEDIDOR DE PH.

RONDONÓPOLIS – MT
2015


Eduardo Vieira Denardi.                                                                    - RA: 6244217835                          

Erick Joe de Lima Mota.                                                                    - RA: 6275253353                          

Juliana Ribeiro de Freitas.                                                                 - RA: 6814003273  

Paula Karine Soares Domingos.                                                        - RA: 6451312669  

Wister Ernandes Souza do Nascimento.                                           - RA: 6248224201                          

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

5ª Semestre “A” – 1º Bimestre

MEDIDOR DE PH

Trabalho desenvolvido na disciplina de Controle metrológico de Produtos e Processos – 5° Semestre do Curso de Engenharia de Produção, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.

Prof. Rubens.

RONDONÓPOLIS - MT

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        03

2. POTENCIAL HIDROGENIÔNICO        04

2.1. Definição de PH        04

2.2. A Invenção do Medidor de PH (Acedímetro ou Peagâmetro)         06

2.3. A Evolução do Peagâmetro        08

3.  CONCLUSÃO        11

4.  ANEXOS.        12

5.  BIBLIOGRAFIA        13


  1. INTRODUÇÃO

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.


  1. POTENCIAL HIDROGENIÔNICO

  1. . Definição de PH

Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.

Ácido de bateria - < 1,0
Coca-cola - 2,5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5

O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução, as substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.

Exemplos de indicadores são o papel tornassol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda da coloração vermelha para a incolor na presença de um ácido. Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul). Uma maneira mais moderna de se medir o pH de uma solução é usando o aparelho phmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro.

O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência, a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um elétrodo acoplado a um potenciómetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do elétrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como elétrodo de vidro, que na verdade, é um elétrodo do tipo "ião seletivo".

Utiliza-se ainda em grande escala, o papel indicador universal, que é uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou secos em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14. Tabelas com cores padrões do produto para os pH medidos são fornecidos com as tiras, para que se possa determinar o valor de pH, por comparação da tabela com a cor obtida na tira embebida na solução a analisar.

[pic 2]

 


  1. . A Invenção do Medidor de PH (Acedímetro ou Peagâmetro)

Em 1930 Arnold O. Beckman44,47 (1900-2004), químico e engenheiro químico americano, foi contratado por uma agroindústria para desenvolver um método robusto e confiável de testar a acidez de frutas. Beckman, então, criou uma nova solução utilizando um tubo de vácuo amplificado integrado aos medidores e eletrodos que a agroindústria já empregava, dando origem ao primeiro aparelho medidor de acidez. Em 1934 surgia o primeiro bem-sucedido medidor de pH (Figura 1), sendo comercializado a partir do ano seguinte.

 [pic 3]

Isso só foi possível porque Beckman possuía um grande conhecimento de engenharia elétrica (componentes eletrônicos e tubos de vácuo), de modo que pôde integrar os componentes de seu aparelho, fato então inédito naquela época. Seu produto permitia o emprego do eletrodo de vidro, recém-inventado, o que significou um salto espetacular na obtenção de medidas rápidas e confiáveis da acidez11,48.

Beckman percebeu o grande potencial de mercado que seu produto possuía44,47,48 e tentou oferecê-lo para várias indústrias, sem sucesso. Então resolveu criar sua própria empresa. Em 1935, fundou a "National Technical Laboratories", que comercializou o primeiro medidor de pH, e que foi o começo da empresa que hoje é conhecida como "Beckman Instruments". Seu aparelho chamava-se "acid-o-meter", daí os termos "acidimeter" e "acidímetro". Por conta da medida de pH que realiza, o termo "peagâmetro" se impôs mais tarde na língua portuguesa. Em 1935, uma segunda versão do instrumento foi lançada comercialmente, e a patente foi depositada no ano seguinte. As vendas de peagâmetros nos Estados Unidos saltaram de 444 unidades, em 1936, para quase 2000 unidades, três anos depois48.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (397.5 Kb)   docx (883.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com